MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Antonio Villa deve excluir vídeo ofensivo a bolsonarista
Liminar

Marco Antonio Villa deve excluir vídeo ofensivo a bolsonarista

O empresário alegou que a "falta de respeito do agravado extrapola o direito de liberdade de expressão".

Da Redação

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Atualizado às 10:43

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, da 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, concedeu liminar e determinou que Marco Antonio Villa, historiador, escritor e comentarista político brasileiro, exclua do YouTube vídeo ofensivo ao empresário bolsonarista e presidente do PTB, Otávio Fakhoury.

 (Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Reprodução/Facebook)

Marco Antonio Villa e Otávio Fakhoury.(Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Reprodução/Facebook)

Nos autos, Fakhoury apontou diversos vídeos postados por Villa que o ofenderiam. Inicialmente, o pedido de exclusão havia sido negado pelo desembargador, mas foi revisto após o empresário apresentar novas publicações.

O bolsonarista alegou que, nos novos vídeos publicados pelo historiador, seu nome foi citado explicitamente. Aduziu que a conduta de Villa de o chamar de "nazifascista", "nazifascistinha", "nazi", "clocaca", "hitlerista" e "antissemita" constitui nítido abuso de direito.

Sustentou, por fim, que a "falta de respeito do agravado extrapola o direito de liberdade de expressão".

O magistrado concedeu a ordem parcialmente, apenas para determinar a exclusão de um vídeo postado no dia 4/7, no qual Villa associa o nome de Fakhoury ao que ele chama de "capitalismo miliciano".

Segundo o desembargador, apenas nesse vídeo pode-se identificar citação específica do nome do empresário e que o conteúdo traria, em tese, ofensa aos seus direitos da personalidade.

"Melhor, pois, que tal vídeo seja excluído da plataforma, até porque, é indene de dúvidas que o agravado é jornalista reconhecido e possui muitos seguidores, certo que seus vídeos têm grande alcance e muitas visualizações."

O advogado João Manssur atua na causa.

  • Processo: 2187471-96.2021.8.26.0000

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas