MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida normas da Bahia que regulamentam profissão de despachante
Competência

STF invalida normas da Bahia que regulamentam profissão de despachante

Para o relator, ministro Alexandre de Moraes, houve invasão da competência privativa da União para legislar sobre o exercício de profissão.

Da Redação

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atualizado às 15:57

O STF declarou inconstitucional a lei 13.206/14, do Estado da Bahia, que dispõe sobre a atuação de despachantes junto à Administração Pública estadual. A decisão foi tomada na sessão virtual concluída em 16/8, em que o plenário julgou procedente, por unanimidade, a ADIn 6.742.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

O PGR Augusto Aras, responsável por ajuizar a ação, alegou violação à competência privativa da União para legislar sobre condições para o exercício de profissão. Segundo ele, sob o pretexto de estabelecerem regras administrativas para o serviço de despachante documentalista no âmbito da administração pública estadual, a lei estadual define atribuições, direitos, prerrogativas, deveres e penalidades, além de requisitos para habilitação profissional.

Em seu voto, o relator explicou que a atividade profissional dos despachantes já é regulamentada pela lei Federal 10.602/02, que dispõe sobre os Conselhos Profissionais dos Despachantes Documentalistas. A lei baiana, segundo ele, prevê obrigações e condicionantes que conflitam com a legislação federal e com a competência atribuída aos órgãos de fiscalização.

O ministro lembrou que o STF fixou orientação sobre a inconstitucionalidade formal de leis estaduais que tratem da profissão de despachante documentalista, com fundamento na invasão da competência da União para legislar sobre Direito do Trabalho, condições e requisitos para exercício de profissão.

Por arrastamento, também foi julgada inconstitucional a portaria 596/17 do Detran-BA, que regulamenta a lei. 

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...