MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Bolsonaro apresenta pedido de impeachment contra Moraes no Senado
Crise entre Poderes

Bolsonaro apresenta pedido de impeachment contra Moraes no Senado

Na última semana, Bolsonaro anunciou, via Twitter, que faria o pedido ao Senado. Na rede social, ele criticou Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso: "extrapolam com atos os limites constitucionais".

Da Redação

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atualizado em 22 de agosto de 2021 19:48

Nesta sexta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro entregou ao Senado o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, foi quem recebeu o pedido.

Na última semana, um dia após Alexandre de Moraes decretar a prisão do ex-deputado Federal Roberto Jefferson, Bolsonaro anunciou no Twitter que levaria ao Senado o pedido de impeachment dos ministros do STF. O pedido de impeachment dessa sexta-feira, no entanto, diz respeito apenas ao ministro Moraes. 

No post, o presidente criticou os ministros, salientando que eles "extrapolam com atos os limites constitucionais".

 (Imagem: Carolina Antunes | PR | Rosinei Coutinho | STF )

(Imagem: Carolina Antunes | PR | Rosinei Coutinho | STF )

Ruptura institucional

No último sábado, em uma sequência de tweets, Bolsonaro afirma que não provoca e nem deseja uma "ruptura institucional", mas que "há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais". Leia a sequência publicada por Bolsonaro.

 

Crise entre Poderes

O agastamento entre Bolsonaro e o STF tem se intensificado nos últimos dias. Na semana passada, durante sessão plenária da Corte, o presidente do Tribunal, ministro Fux, anunciou o cancelamento de reunião entre os Três Poderes e fez um duro discurso contra Bolsonaro.

Na ocasião, Fux afirmou que Bolsonaro tem proferido reiteradas ofensas e ataques de inverdades contra integrantes do STF, em especial, aos ministros Barroso e Alexandre de Moraes: "quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro".

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas