MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Procura-se conciliador para reabrir diálogo", diz presidente da Andes
Harmonia entre Poderes

"Procura-se conciliador para reabrir diálogo", diz presidente da Andes

Em nota, desembargador afirmou que a harmonia entre os Poderes deve sair da esfera principiológica.

Da Redação

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atualizado às 21:33

O presidente da Andes - Associação Nacional de Desembargadores, desembargador Marcelo Buhatem, divulgou nota nesta segunda-feira, 23, ressaltando que a harmonia entre os Poderes deve sair da esfera principiológica para a prática. "Procura-se um conciliador", diz o texto.

Buhatem salienta que nos últimos dias, por conta de desentendimentos pontuais entre membros de Poderes, há muitas notas de apoio "a este ou aquele agente do Estado Brasileiro". Mas, para o magistrado, considerando a profusão de manifestações nas redes sociais e o grau de imolação, parece que a nota mais conveniente neste momento é: "Procura-se um conciliador para reabrir o diálogo."

 (Imagem: Reprodução/Facebook-Andes)

Desembargador Marcelo Buhatem, presidente da Andes.(Imagem: Reprodução/Facebook-Andes)

"Parece-nos que é hora de flexibilizar, pois não há supremacia de qualquer Poder sobre o outro. Infelizmente vimos pouquíssimos se oferecerem a essa que pode ser a atitude de equilíbrio e, assim, realmente fazer a diferença. Ainda há tempo e espaço."

O desembargador explica que a função de tal mediador é sentar-se à mesa a fim de perscrutar os elementos da discórdia e, diante de concessões mútuas, firmar compromissos.

"Aliás, é possível que os interessados estejam aguardando exatamente isso, até porque a conciliação e a mediação são as palavras do momento no Judiciário das nações democráticas."

Veja a íntegra da nota:

_____

NOTA ANDES - CONCILIAÇÃO ENTRE OS PODERES.

Nos últimos dias, por conta de desentendimentos pontuais entre membros de Poderes e não de instituições, diga-se, temos observado um sem número de notas, oficiais ou não, de apoio a este ou aquele agente do Estado Brasileiro.

Manifestações, por mais qualificadas que sejam, quase sempre não refletem a opinião da totalidade dos associados, falam em repúdio, democracia, independência, poder do povo, liberdade de expressão, harmonia entre os poderes, Constituição Federal (arts. 5º e 220º) etc.

No entanto, considerando a profusão de manifestações nas redes sociais e o grau de imolação, nos parece que a nota mais conveniente neste momento é: Procura-se um conciliador para reabrir o diálogo. Essa é a essência da democracia.

Parece-nos que é hora de flexibilizar, pois não há supremacia de qualquer Poder sobre o outro. Infelizmente vimos pouquíssimos se oferecerem a essa que pode ser a atitude de equilíbrio e, assim, realmente fazer a diferença. Ainda há tempo e espaço.

A função desse mediador é sentar-se à mesa a fim de perscrutar os elementos da discórdia e, diante de concessões mútuas, firmar compromissos. O brasileiro é marcadamente cordial, não belicoso e, portanto, cordato. Desta forma, já passou da hora da aproximação desse mediador. Não importa de onde venha, contanto que procure o esperado entendimento. Enfim, o princípio constitucional da harmonia entre os poderes, pela primeira vez, deve sair da esfera principiológica para a prática.

Aliás, é possível que os interessados estejam aguardando exatamente isso, até porque a conciliação e a mediação são as palavras do momento no Judiciário das nações democráticas.

Marcelo Buhatem

Des Presidente da ANDES.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas