MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TCU suspende processo de desestatização do Ceitec
Ceitec | Chip do boi

TCU suspende processo de desestatização do Ceitec

No prazo de 60 dias, o ministério da Economia deverá enviar uma série de informações ao TCU. A desestatização está suspensa até nova deliberação do Tribunal.

Da Redação

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Atualizado às 12:30

Por 4 votos a 3, o TCU determinou ao ministério da Economia que interrompa o processo de desestatização do Ceitec - Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada até nova deliberação do Tribunal. O centro é conhecido pelo desenvolvimento de chips para rastreamento de gado, conhecidos como "chip do boi". 

 (Imagem: Reprodução/Site:Ceitec)

(Imagem: Reprodução/Site:Ceitec)

Justificativas frágeis

A decisão dos ministros foi baseada em voto do revisor da matéria, ministro Vital do Rêgo, que considerou frágeis as justificativas apresentadas pelo governo Federal para fundamentar a desestatização da empresa.

"Os motivos que conduziram à liquidação da Ceitec não se sustentam, carecendo de maior fundamentação, pois se apoiaram em análises que não ponderaram relevantes perdas e dispêndios de recursos públicos como consequências imediatas desta linha de ação."

Prazo

No prazo de 60 dias, o ministério da Economia deve enviar ao Tribunal informações que demonstrem o atendimento do interesse público para promover a liquidação da empresa, considerando sua posição estratégica na produção nacional de semicondutores e o capital intelectual constituído pelo Ceitec. 

A pasta também deve apresentar ao TCU os resultados obtidos para regularização do terreno onde se localiza o Ceitec e os recursos necessários para a execução dos serviços de descontaminação e descomissionamento da sala limpa da empresa, estimados em R$ 140 milhões. 

A sustentação oral em favor dos empregados da estatal e de sua associação foi feita pela advogada Marcelise Azevedo (Mauro Menezes & Advogados). 

  • Processo: TC 020.973/2020-9  

Informações: TCU.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas