MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde deve cobrir tratamento pela ciência ABA para autismo
Tratamento especializado

Plano de saúde deve cobrir tratamento pela ciência ABA para autismo

Operadora deve autorizar tratamento em clínica especializada de sua rede de atendimento, situada próxima à residência da criança, sob pena de multa.

Da Redação

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Atualizado em 27 de setembro de 2021 08:34

O desembargador Luis Mario Galbetti, da 7ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, negou recurso de uma operadora de saúde e manteve liminar que decidiu que o plano deve cobrir tratamento especializado a criança autista.

 (Imagem: Unsplash)

Plano de saúde deve cobrir tratamento ABA a criança autista. (Imagem: Unsplash)

Consta nos autos que a criança foi diagnosticada com autismo moderado, cujo tratamento indicado é a psicoterapia de análise de comportamento aplicada. Alega que a interrupção do tratamento pode trazer graves prejuízos ao desenvolvimento da criança.

O juízo de primeiro grau deferiu a tutela para determinar que a operadora de saúde custeie a realização do tratamento especializado em clínica especializada de sua rede de atendimento, situada próxima à residência da criança, sob pena de multa.

Em recurso, a operadora alegou que o juízo sequer requereu nota técnica do NATJUS, de modo a viabilizar a pertinência técnica do tratamento e que a 4ª turma do STJ entendeu como experimental o tratamento pela ciência ABA.

Ao analisar o caso, o relator ressaltou que as questões postas devem suscitadas e avaliadas por ocasião do julgamento do mérito, porque suficientemente convencido o juízo a respeito da probabilidade do direito alegado e do risco do perigo de dano, caso a tutela requerida seja deferida apenas em cognição exauriente.

Assim, negou provimento ao recurso.

O escritório Monteiro Lucena Advogados atua no caso.

Veja a decisão.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas