MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. EUA anuncia reabertura do país para turistas vacinados em novembro
Viagens internacionais | Restrições

EUA anuncia reabertura do país para turistas vacinados em novembro

Especialista explica que será mantida a exigência de que o passageiro apresente um teste negativo de covid-19 feito até três dias antes do embarque.

Da Redação

sábado, 23 de outubro de 2021

Atualizado às 09:55

O governo do presidente Joe Biden tomou uma decisão importante referente a abertura das fronteiras dos Estados Unidos para viajantes. A partir do dia 8 de novembro, os EUA aceitarão a entrada de turistas vacinados. Essa medida vale também para os brasileiros.

 (Imagem: StockSnap)

Caem restrições para viagens internacionais(Imagem: StockSnap)

Segundo Daniel Toledo, do escritório Toledo Advogados Associados, essa nova política exige um comprovante de vacinação antes do embarque. Também será mantida a exigência de que o passageiro apresente um teste negativo de covid-19 feito até três dias antes do embarque.

Vistos

Embora o governo americano tenha flexibilizado as exigências para entrada no país, o advogado esclarece que a decisão não significa um "liberou geral" e que todas as regras para concessão de vistos continuam as mesmas.

O especialista ressalta que, embora os novos agendamentos estejam previstos apenas para outubro de 2022, a Suprema Corte americana determinou que o USCIS, departamento responsável pelos serviços consulares do país, não poderá mais suspender o agendamento com base na pandemia. "Ou seja, imagina-se que aqueles que já pagaram todas as taxas deverão ser chamados para a entrevista", estima o advogado.

Toledo também projeta um gargalo no atendimento do USCIS, pois dados demonstram que há expectativa de dois milhões de vistos a serem renovados. . 

"Anteriormente, o prazo para renovar o visto sem a entrevista era de até um ano do seu vencimento, agora serão dois anos, sendo necessário apenas o registro da biometria e entrega de documentos, e a documentação chegará pelo correio."

Ilegalidade nos EUA

Daniel Toledo avisa que o governo americano vai apertar ainda mais o cerco para evitar a entrada ilegal nos EUA. O advogado informa que, segundo dados oficiais do serviço de alfândega e proteção das fronteiras, foram mais de 43 mil apreensões entre outubro de 2020 e setembro de 2021, um aumento de 120% na média anual que desde 2008 ficava entre 18 mil até 20 mil apreensões por ano.

Entretanto, este número se refere apenas às apreensões, porque estima-se que o número de brasileiros que entraram ilegalmente no país supere os 80 mil. "Nesse registro constam pessoas que alegam ter perdido o passaporte, ou seja, se eles não são identificados e por isso ficam de fora das estatísticas", relata.

O advogado afirma que trata-se de um recorde absoluto de todos os tempos dentro dos Estados Unidos em se tratando de imigração ilegal e nesses dados também estão pessoas que pertencem a classe média alta, que por algum motivo não conseguiram ingressar no país de forma legal e decidiram pagar um coiote. "Uma pessoa foi apreendida com uma bolsa original da marca Channel e com 30 mil dólares em dinheiro", alerta.

De acordo com o profissional, a Polícia Federal brasileira informou que só em agosto deste ano, nove mil pessoas foram presas na travessia do México para os Estados Unidos. O governo americano passou a enviar ao Brasil dois aviões por semana com brasileiros deportados.

Na visão do advogado, uma estratégia adotada pelos brasileiros para entrar nos Estados Unidos durante a pandemia foi cumprir quarentena de 14 dias no México. No entanto, ele informa que o país agora vai exigir visto para que o brasileiro possa entrar território.

"Será um visto eletrônico, antigamente já houve essa exigência, era muito simples de ser preenchido, rápido, com a finalidade de identificar as pessoas que não se ajustam ao perfil de um turista genuíno. Na verdade, a intenção é barrar a entrada ilegal nos EUA."

Por outro lado, segundo Toledo, o governo americano deve ser beneficiado com uma redução nos custos com a segurança das fronteiras. 

"Espera-se que o Brasil também aplique o princípio da reciprocidade e exija visto dos mexicanos, mas é ainda algo a ser determinado pela diplomacia brasileira. Acredita-se que quem tem visto americano pode ter uma facilidade na obtenção do visto para o México, pois sempre teve."

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas