MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Machado de Assis em dose dupla: Migalhas lança aforismos do escritor
Migalhas de Machado de Assis | Lançamento

Machado de Assis em dose dupla: Migalhas lança aforismos do escritor

Após anos de pesquisa, debruçados nas fabulosas criações do Bruxo do Cosme Velho, Migalhas reúne mais de 2 mil aforismos, distribuídos em dois volumes. É uma edição definitiva, com novo conteúdo, revisto e ampliado.

Da Redação

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Atualizado às 09:03

Ao ler um livro, você já teve a sensação de que o autor tirou as palavras de sua boca? Que o escritor conseguiu, em apenas uma frase, dizer o que você gastaria uma página para expressar?

São poucos os escritores que conseguem enfeixar pensamentos com lapidares aforismos.

Migalhas é suspeito - ama aforismos e, mais ainda, admira aquele que sabe fazê-los como ninguém, como é o caso de Machado de Assis.

Como os migalheiros bem sabem, as edições diárias dos informativos sempre vêm com uma inicial frase de reflexão, a qual, não por acaso, adequa-se como uma luva ao conteúdo da edição do dia.

Nos últimos tempos, a maioria é delas era de autoria do Bruxo do Cosme Velho.

 Aforismo é um gênero textual caracterizado por frases breves que possuem uma definição de um preceito moral ou prático.


Aforismos compilados

Em 2008, Migalhas lançou as "Migalhas de Machado de Assis". Era apenas um volume, despretensioso, com 1.098 aforismos de Machados de Assis.

Todavia, como a obra de Machado de Assis nunca envelhece, lançamo-nos a outro desafio: realizar um trabalho de catação e pesquisa completa nas criações de Machado. O resultado?

Após alguns anos de trabalho, reunimos mais de 2,3 mil aforismos, distribuídos agora em dois volumes, com novo conteúdo revisto, ampliado e diferente.

Podemos dizer, com o perdão da imodéstia, que se trata da mais completa reunião de aforismos machadianos. Há ainda, no final dos volumes, a referência bibliográfica de onde a frase selecionada foi extraída, e como se não bastasse, um índice temático, o qual permite que o leitor procure a frase por tema. 

Código de Machado

Do intenso de trabalho de pesquisa sobre a obra Machadiana, surgiu também o livro Código de Machado de Assis, de Miguel Matos. A obra relaciona o Direito à extensa obra do Bruxo do Cosme Velho, esquadrinhando os mais de 200 personagens ligados ao Direito espalhados pelos livros e contos do imortal escritor.

Entre os pontos altos do trabalho, o leitor encontra a solução para um dos maiores enigmas da literatura nacional: Capitu traiu Bentinho?

  • Para adquirir seu exemplar, clique aqui

Patrocínio

Patrocínio Migalhas