MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém condenação da Globo por citar absolvido no Linha Direta
Chacina da Candelária

STJ mantém condenação da Globo por citar absolvido no Linha Direta

Para 4ª turma, não há motivo para se falar em retratação, pois, no julgamento de 2013, o colegiado constatou justamente a situação abusiva a que se referiu tese do STF.

Da Redação

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Atualizado às 16:38

A 4ª turma do STJ considerou que não há juízo de retratação em decisão que condenou a Globo por danos morais devido a documentário exibido no Linha Direta sobre a Chacina da Candelária. Os ministros consideraram que o caso se enquadra na segunda parte da tese do STF, de que eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso.

 (Imagem: Reprodução)

STJ condena Globo por citar absolvido em chacina no Linha Direta.(Imagem: Reprodução)

Em 1993, perto da igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, oito jovens moradores de rua foram assassinados. Em 2006, o programa Linha Direta - Justiça, da TV Globo, apresentou um documentário sobre o caso e expôs o nome e a imagem do serralheiro, que ajuizou ação indenizatória. O STJ manteve a condenação da emissora a pagar R$ 50 mil como reparação pela ofensa à sua dignidade.

A Globo recorre da decisão alegando que apresentou apenas fatos e que o programa mostrou inclusive que o autor da ação foi absolvido. Foi acolhida a tese de que o autor teria "direito ao esquecimento", que sobrepujaria o direito de informar da emissora.

Após a definição do STF pelo Tema 786, que concluiu que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal, a Globo recorre novamente para que seja realizado juízo de retratação.

Situação abusiva

Em seu voto, o ministro Luis Felipe Salomão reafirmou a conclusão de que o revolvimento de acontecimentos que abalaram a honra e a convivência social do autor da ação representam uma situação abusiva e violadora de seus direitos fundamentais.

"Permitir nova veiculação do fato, com a indicação precisa do nome e imagem do autor, significaria a permissão de uma segunda ofensa à sua dignidade, só porque a primeira já ocorrera no passado, uma vez que, além do crime em si, o inquérito policial consubstanciou uma reconhecida vergonha nacional à parte", declarou o relator, relembrando seu voto no julgamento original.

De acordo com Salomão, o acórdão não está em choque com o Tema 786 do STF, pois não guarda relação com essa primeira parte do que foi decidido na repercussão geral, em relação ao direito ao esquecimento, mas sim com a segunda parte da tese:

"Eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais - especialmente os relativos à proteção da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral - e das expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível."

Salomão concluiu que não há motivo para se falar em retratação, pois, no julgamento de 2013, a 4ª turma constatou justamente a situação abusiva a que se referiu o STF.

Os ministros Isabel Gallotti, Antonio Carlos e Marco Buzzi seguiram o relator.

Divergência

Ao proferir voto nesta terça-feira, o ministro Ral Araujo, considerou que não houve nenhum excesso. Ao contrário, foi reconhecido pelas instâncias ordinárias não haver abuso do direito, bem como que a recorrente não faltou com a verdade ao narrar os fatos, nem se reportou ao recorrido de maneira desrespeitosa.

"O próprio recorrido afirmou que a causa de pedir consiste apenas na veiculação dos fatos ocorrido sem sua autorização, com graves consequências para sua pessoa, tendo sido até ameaçado de morte."

Para Raul, a decisão deu maior peso ao direito a imagem e vida privada em detrimento à liberdade de expressão.

Diante disso, deu provimento ao recurso especial, a fim de julgar improcedente o pedido e exercer a retratação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas