MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Posse de André Mendonça no STF será no próximo dia 16
Novo ministro

Posse de André Mendonça no STF será no próximo dia 16

André Mendonça, indicado de Bolsonaro, será empossado para o cargo de ministro do STF na quinta-feira, 16, às 16h, em sessão solene presencial.

Da Redação

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Atualizado em 13 de dezembro de 2021 15:05

Aprovado ontem para vaga na Suprema Corte, André Mendonça já tem data para assumir a cadeira: a posse está marcada para 16 de dezembro, às 16h.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, recebeu o novo ministro nesta quinta-feira, 2. O encontro começou por volta de 13h e durou cerca de uma hora, quando então ficou definida a data da posse.

 (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Posse de André Mendonça já tem data.(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Aprovado 

Indicado pelo presidente Bolsonaro em 13 de julho, André Mendonça passou por sabatina no Senado nesta quarta-feira e foi aprovado pelos parlamentares com 47 votos favoráveis e 32 contrários.

Mendonça substituirá o ministro Marco Aurélio, que se aposentou em julho deste ano.

Temas

Uma série de temas polêmicos foram alvo de questionamento ao futuro ministro durante a sabatina. Entre eles, André Mendonça, que é religioso, falou que defenderá o "direito constitucional do casamento civil das pessoas do mesmo sexo".

Chamado por Bolsonaro de "terrivelmente evangélico", André Mendonça disse que nunca colocou em seu currículo o fato de ser pastor evangélico, e que não há espaço para manifestação religiosa durante uma sessão do Supremo. 

Ele também disse que devem ser revistos os critérios de correção monetária dos precatórios, e, sobre a prisão em 2ª instância, pontuou que a duração razoável do processo é um princípio que "precisamos buscar sempre e estar sempre concretizando na realidade da aplicação do direito".

 

Confira a cobertura, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas