MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Latam não indenizará passageiros por alteração em voo
Pandemia

Latam não indenizará passageiros por alteração em voo

Viajantes foram realocados em voo e pleiteavam indenização devido à alteração de aeroporto, que gerou transtornos.

Da Redação

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Atualizado às 16:10

Passageiros que tiveram voo cancelado e foram realocados em outro, não serão indenizados por companhia aérea. Assim decidiu a 5ª turma recursal do TJ/BA, ao considerar a situação excepcional de pandemia.

 (Imagem: Pexels)

Passageiros não serão indenizados por alteração em voo. (Imagem: Pexels)

Os autores afirmam que adquiriram passagens de Porto Seguro/BA para São Paulo/SP, com pouso em Congonhas, para data especial: seriam padrinhos de casamento. No entanto, o voo de ida foi cancelado, e eles foram realocados em outro voo, com destino ao aeroporto de Guarulhos, o que gerou transtornos. Requereram, assim, reparação pelos danos morais.

O juízo de 1º grau considerou que, apesar da alteração unilateral do voo programado, ambos foram reacomodados em voo operado pela companhia no mesmo dia. Ele também destacou que a pandemia configurou situação de força maior, refletindo no cumprimento de obrigações contratuais que envolvam prestação de serviço de viagens, como foi o caso. Apesar disso, salienta que a empresa aérea cumpriu com o dever de informação, comunicando a mudança.

"A crise atual conduz a um olhar mais atento sobre as circunstâncias, eis que o cancelamento da viagem não poderia, de qualquer modo, ser imputado à ré ou a qualquer dos outros integrantes da cadeia de consumo (...). Logo, lesões a direitos de personalidade daí advindos, ainda que reconhecidos, não seriam indenizáveis por quaisquer destes, sobretudo quando não há nos autos comprovação sólida de outros desdobramentos."

Inconformados, os autores apelaram, mas o colegiado manteve a sentença impugnada, pelos seus próprios fundamentos. Considerou-se, na decisão, que a alteração foi mínima e informada com antecedência, sem comprovação de prejuízos.

  • Processo: 0003464-76.2020.8.05.0079

Leia a sentença e a ementa do acórdão.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas