MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Latam não indenizará viajantes que não provaram pedido de cancelamento
Indenização

Latam não indenizará viajantes que não provaram pedido de cancelamento

Pedido de indenização foi negado por conta de ausência de comprovação do pedido de cancelamento.

Da Redação

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Atualizado às 08:16

Passageiros que não embarcaram em voo por exceção médica não tem direito a indenização e restituição de valores. O projeto de sentença foi redigido pela juíza leiga Carlise Lauxen e homologado pelo juiz de Direito Cassio Benvenutti De Castro, do JEC de Cachoeirinha/RS. O pedido foi negado por conta de ausência de comprovação do pedido de cancelamento.

Os passageiros relataram que adquiriram passagens aéreas de ida e volta para Fortaleza/CE, contudo, alguns dias antes da viagem, uma das passageiras foi infectada pelo covid-19, motivo pelo qual teriam solicitado, por telefone, a remarcação dos bilhetes.

 (Imagem: Freepik)

Passageiros que não embarcaram em voo por exceção médica não tem direito a indenização e restituição de valores.(Imagem: Freepik)

De acordo com o relato, ao tentarem remarcar o voo, os autores foram informados que não constava no sistema interno nenhum pedido de reagendamento em razão da covid-19, somente constando a ausência dos passageiros no momento do embarque. Por este motivo, eles postularam a restituição da quantia paga e indenização por danos morais.

A Latam, ao apresentar contestação, alegou que as autoras não formalizaram o pedido de remarcação das passagens por exceção médica, de modo que restou configurado no sistema como "no-show", ou seja, que os passageiros não apareceram no embarque.

Ao analisar os autos, a magistrada concluiu que os autores não comprovaram minimamente os fatos constitutivos de seu direito, tendo sequer juntado aos autos o resultado do exame de covid-19 realizado.

Assim, não estando comprovado que os autores entraram em contato com a companhia aérea para informar sobre a doença que havia acometido uma das passageiras, a situação era de "no-show" e, ao final, todos os pedidos foram julgados improcedentes.

O escritório Rosenthal e Guaritá Advogados atuou na defesa da companhia aérea.

  • Processo: 5012450-92.2022.821.0086

Veja o projeto de setença e a homologação.

Rosenthal e Guaritá Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas