MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-5 rejeita denúncia contra Diogo Mainardi por fala sobre o Nordeste
Liberdade de expressão

TRF-5 rejeita denúncia contra Diogo Mainardi por fala sobre o Nordeste

O colegiado reconheceu a atipicidade da conduta, na medida em que ressalvada sua liberdade de expressão, e intenção de crítica política.

Da Redação

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Atualizado às 08:52

A 1ª turma do TRF da 5ª região manteve o não recebimento de denúncia manejada pelo MPF em desfavor do jornalista Diogo Mainardi por fala sobre o povo nordestino. O colegiado reconheceu a atipicidade da conduta, na medida em que ressalvada sua liberdade de expressão, e intenção de crítica política.

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

MPF disse que Diogo Mainardi foi preconceituoso ao falar sobre o Nordeste.(Imagem: Reprodução/YouTube)

Entenda o caso

Em outubro de 2014, o profissional da imprensa, participando do programa Manhattan Connection, falava sobre a vitória da ex-presidente da República Dilma Rousseff sobre o senador Aécio Neves e fez o seguinte comentário:

"O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder, durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade de se modernizar na linguagem (...). A liberdade de imprensa é um valor que vale de metade do Brasil para baixo (...). Tudo o que representa a modernidade está do outro lado (...)."

Depois disso, o MPF ingressou com ação penal para denunciar o jornalista pelo crime de preconceito e discriminação tipificado no artigo 20, § 2º, da lei 7.716/89, c/c art. 71 do Código Penal.

A denúncia não foi aceita pela 13ª vara da SJ/PE, entendendo o magistrado pela inexistência de materialidade delitiva na conduta de Diogo. O juízo também reconheceu que a postura do jornalista encontra guarida na garantia constitucional da liberdade de manifestação. 

Desta decisão, o MPF interpôs recurso em sentido estrito, que foi respondido, apreciado e rejeitado pelo TRF da 5ª região, por intermédio de sua 1ª turma.

"Portanto, à toda evidência, verifica-se a atipicidade da conduta a exterminar a ação penal no nascedouro."

A defesa do jornalista é patrocinada pelo advogado André Marsiglia Santos, do escritório Lourival J. Santos Advogados | L+ Speech/Press, especializado em liberdades.

  • Processo: 0811796-75.2018.4.05.8300

Veja o acórdão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...