MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF rejeita ação que questionava lei da alienação parental
Plenário virtual

STF rejeita ação que questionava lei da alienação parental

Ministros, em decisão unânime, não conheceram da ação.

Da Redação

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Atualizado às 14:11

Em plenário virtual, os ministros do STF não conheceram de ação que questionava a lei 12.318/10, que trata da alienação parental. A votação foi unânime, prevalecendo entendimento da relatora, Rosa Weber.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministra Rosa Weber foi a relatora do caso.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Alienação parental

A AAIG - Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero ajuizou ação no STF contra a lei 12.318/10, que trata da alienação parental.

A norma define alienação parental como a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Estabelece ainda que, declarado indício de ato de alienação parental, em qualquer momento processual, o processo terá tramitação prioritária, e o juiz determinará, com urgência, as medidas provisórias necessárias para preservação da integridade psicológica da criança ou do adolescente, inclusive para assegurar sua convivência com genitor ou viabilizar a efetiva reaproximação entre ambos, se for o caso.

Banalização

A entidade argumenta que a tese de alienação parental se banalizou e vem sendo usada para enquadrar todo tipo de divergência em disputas judiciais de divórcio, guarda, regulamentação de visitas, investigações e processos criminais por abuso sexual, seja para atacar, defender ou simplesmente como argumento de reforço.

Para a associação, o conceito tem servido como estratégia de defesa de agressores de mulheres e abusadores sexuais de crianças para oferecer uma explicação para a rejeição da criança em relação a eles ou para fragilizar as denúncias, deslocando-se a culpa para o genitor que tem a guarda, geralmente mães "que agiram unicamente para proteger seus filhos".

Sustentações orais

Segundo o advogado Roberto de Figueiredo Caldas, que proferiu sustentação oral em nome da ABCF - Associação Brasileira Criança Feliz, admitida como amicus curiae, a alienação parental é uma forma de violência psicológica contra crianças e adolescentes. "Em alguns casos de extrema gravidade, é verdadeiro terrorismo doméstico, que traumatiza, adoece ou leva à morte as suas vítimas", registra. 

"A lei da alienação parental tem cumprido um papel importante na proteção da prole em casos de separações judiciais de elevado grau de litígio."

Para a advogada Renata Cysne, representante do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, também amicus curiae no caso, a alienação parental é uma lei simples e de fácil leitura e que "tem trazido para a sociedade uma consciência coletiva de que determinados atos são reprováveis e merecem sim a intervenção do Estado"

Voto da relatora

Rosa Weber, relatora, votou por não conhecer da ação. S. Exa. considerou a ausência de demonstração do caráter nacional e a inexistência de pertinência temática.

"À falta de estreita relação entre o objeto do controle e os interesses específicos da classe representada, delimitadores dos seus objetivos institucionais, resulta carecedora da ação a associação autora, por ilegitimidade ad causam."

Segundo a ministra, embora a autora se apresente, a teor do seu estatuto social, como entidade de âmbito nacional - associação -, não logrou demonstrar o preenchimento do requisito concernente à adequada representatividade geográfica.

Além disso, para Rosa Weber, a lei impugnada - que dispõe sobre a alienação parental -, não expressa interesse direto e imediato da AAIG.

A relatora foi acompanhada por todos os ministros.

  • Leia a íntegra do voto de Rosa Weber.
  • Processo: ADIn 6.273

Patrocínio

Patrocínio Migalhas