MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cármen Lúcia pede informações ao governo sobre vacinação de crianças
Imunização de crianças

Cármen Lúcia pede informações ao governo sobre vacinação de crianças

A ministra é relatora da ação da Confederação dos Metalúrgicos contra a realização de audiência pública pelo ministério da Saúde.

Da Redação

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Atualizado às 07:58

A ministra Cármen Lúcia, do STF, requisitou informações ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre ato que determinou a realização de consulta pública a respeito da vacinação contra a covid-19 nas crianças de cinco a 11 anos de idade. Relatora da ADPF 929, a ministra determinou que as informações sejam prestadas no prazo de cinco dias, independentemente do período de recesso forense.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Cármen Lúcia pede informações ao governo sobre vacinação de crianças.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Na ADPF, a CNTM - Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos questiona ato da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, ligada ao ministério da Saúde, que determinou a realização de consulta pública, entre 23/12 e 2/1/2022, sobre a vacinação desse grupo. 

Alega que, mesmo depois de 600 mil mortes e de estudos mundialmente acatados, inclusive com a recomendação da OMS e a autorização da Anvisa para utilização da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth), o Poder Executivo pretende "adiar a imposição de vacina à população entre cinco e 11 anos a pretexto de querer ouvir a população a respeito".

Gravidade

Para a relatora, o quadro relatado pela confederação é de inegável gravidade, com evidente risco de dano à saúde e à vida de crianças e adolescentes e de toda a população, e que a detecção de novas variantes requer seriedade e urgência de medidas eficientes no combate à pandemia. 

"Os provimentos e as omissões administrativas que desatendam ou posterguem, com consequências apuráveis e danosas, as medidas necessárias para a garantia do direito à saúde podem gerar efeitos gravosos às pessoas e a toda a sociedade, pelo que deles decorrem responsabilização para os seus autores."

Segundo a ministra, o que se pretende "é que não se pague com vidas humanas ou comprometimento da integridade das pessoas o descaso ou o desacerto comprovado e previsível das decisões estatais". 

Diante disso, S. Exa. determinou a requisição de informações dos agentes estatais envolvidos, para esclarecimento do questionamento da confederação. Em seguida, solicitou a manifestação do advogado-geral da União e do procurador-Geral da República.

Finalizados os prazos, Cármen Lúcia determinou que os autos retornem a ela com "urgência e prioridade, independente do período de recesso forense".

A ação é patrocinada pelo escritório GBSA - Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados.

  • Processo: ADPF 929

Leia a íntegra da decisão.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas