MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desjudicialização: STJ e AGU estendem medidas de resolução de litígios
Acordo | Conciliação

Desjudicialização: STJ e AGU estendem medidas de resolução de litígios

O acordo entre o STJ e o AGU busca prevenir litígios, incentivar a resolução consensual de conflitos e o gerenciamento de precedentes qualificados.

Da Redação

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Atualizado às 18:12

Foi estendido acordo entre o STJ e a AGU a fim de prevenir litígios, incentivar a resolução consensual de conflitos e o gerenciamento de precedentes qualificados. A cooperação, que vem desde junho de 2020, já reduziu a litigiosidade de 468.550 processos.

 (Imagem: Pexels)

STJ estende acordo de cooperação com AGU com medidas de desjudicialização.(Imagem: Pexels)

O acordo

Os dados são do relatório mais recente apresentado pela Secretaria Judiciária e pelo Nugepnac - Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas do STJ. O acordo foi celebrado em junho de 2020 e vem sendo prorrogado, desde então, a cada seis meses.

De acordo com o STJ, a Secretaria Judiciária promoveu estudo técnico dos processos em que os órgãos e as entidades representados pela AGU figuravam como parte, buscando identificar os casos nos quais a pretensão do ente público fosse manifestamente contrária à jurisprudência do tribunal - o que levaria ao não conhecimento ou desprovimento de seus recursos.

Por meio de mecanismos de inteligência judiciária, foi possível localizar, ainda nas instâncias de origem, as controvérsias sobre as quais já houvesse precedentes do STJ. Nesses casos com remotas chances de êxito, então, a AGU estabeleceu novas diretrizes para o manejo de recursos.

O instrumento de cooperação permitiu, ainda, a identificação de processos com temas jurídicos afetados ao rito dos recursos repetitivos, para serem devolvidos à origem antes da distribuição no STJ.

Nessa iniciativa, foram separados 1.483 processos, os quais, conforme o artigo 1.040 do CPC e o artigo 256-L do Regimento Interno do tribunal, foram encaminhados aos tribunais estaduais ou às cortes regionais federais para ficarem sobrestados.

Advogado do futuro - Evento online

Em uma das sessões plenárias do STF, o ministro Luís Roberto Barroso deu a receita do advogado bem-sucedido do futuro - é aquele que resolve o problema sem propor a ação, por meio da negociação e composição amigável.

Pensando na importância da desjudicialização, Migalhas realiza o evento online "O advogado do futuro na era da desjudicialização". Convidados de peso falarão sobre a autocomposição na recuperação empresarial, no superendividamento do consumidor e nas relações imobiliárias. Anote na agenda e participe!

 (Imagem: Arte Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas