MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR arquiva notícia-crime sobre apologia ao assassinato do presidente
Liberdade de imprensa

PGR arquiva notícia-crime sobre apologia ao assassinato do presidente

Procuradoria não viu conduta irregular e indícios de crime em matéria jornalística em que foi apontado suposto crime.

Da Redação

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Atualizado às 12:38

A PGR arquivou notícia-crime apresentada por um instituto contra um site por suposta apologia ao assassinato do presidente da República em matéria jornalística. A Procuradoria considerou não haver indício de irregularidade por parte do site que publicou a referida reportagem.

 (Imagem: Freepik)

PGR arquiva notícia-crime contra site por suposto crime contra o presidente da República.(Imagem: Freepik)

A notícia-crime foi apresentada pelo Inad - Instituto Nacional de Advocacia contra o site O Antagonista pela reportagem jornalística intitulada "Ai de ti, Haiti!". O instituto alegou que a matéria faz apologia ao assassinato do presidente Bolsonaro. Segundo a acusação, o texto seria dotado de silogismo para defender o assassinato do presidente do Haiti, trazendo implicitamente esse fato como um desenvolvimento que o Brasil deveria alcançar. A entidade diz que o texto configuraria crime contra a lei de segurança nacional, além de caracterizar um ataque à instituição Presidência e ao Estado Democrático de Direito. Afirma, ainda, que a matéria extrapolou os limites da liberdade de manifestação e de imprensa, e requereu, além da apuração dos fatos, a prisão dos responsáveis pela matéria.

Mas a Procuradoria não viu indícios de crime nos apontamentos. Para a PGR, não existem na matéria indícios de autoria e/ou materialidade dos crimes contra a pessoa do presidente, a instituição Presidência, o Estado Democrático de Direito e a Democracia, estando o texto dentro dos limites da liberdade de imprensa e de manifestação. Assim, a PGR determinou, por meio de sua Assessoria Especial Criminal, o arquivamento definitivo da notícia-crime. O órgão considerou não haver nenhuma conduta irregular perpetrada pelo veículo de comunicação na reportagem, e que as informações veiculadas, verdadeiras, não excedem limite legal.

A defesa do veículo de comunicação é patrocinada pelo advogado André Marsiglia Santos, do escritório Lourival J. Santos Advogados | L+ Speech/Press, especializado em liberdades.

______________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...