MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Trabalhadora xingada por superior será indenizada por danos morais
Humilhação

Trabalhadora xingada por superior será indenizada por danos morais

Xingamentos e ofensas foram confirmados por testemunha.

Da Redação

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Atualizado em 9 de setembro de 2022 10:12

Uma trabalhadora que foi xingada e ofendida em ambiente de trabalho, na frente de outros colaboradores, será indenizada por danos morais. Assim decidiu a juíza do Trabalho Substituta Marcia Sayori Ishirugi, da 12ª vara do Trabalho de SP - Zona Leste.

 (Imagem: Pexels)

Mulher humilhada no trabalho será indenizada por danos morais.(Imagem: Pexels)

A autora trabalhava em uma confecção e pleiteou indenização por danos morais pela postura de sua encarregada. Segundo a autora, ela sofreu ofensas do mais baixo calão na frente de outros colaboradores. Disse que sua superior "xingava todo mundo" e falava "todos os palavrões que se possa imaginar". Em depoimento, disse que ela falava coisas como "caralh*, porr*, não dava para o marido de noite, mandava tomar no c*, burra, lá quem mandava era ela, tinham que fazer o que ela mandava".

As ofensas foram confirmadas por prova testemunhal. Leia trecho de depoimento da testemunha: "Chamava de burra, cara de periquito. Fazia isso gritando. Também dizia "put*, arrombad*, aqui quem manda sou eu. (...) Dizia alto para todo mundo escutar."

A juíza considerou que "a dor, a tristeza e o desconforto decorrentes da conduta da preposta da reclamada são presumidos, prescindindo de comprovação em juízo, pois se passam no interior da personalidade e existem "in re ipsa".

Comprovado o ato ilícito, o dano e o nexo, a empresa foi condenada a indenizar em R$ 5 mil.

O escritório Tadim Neves Advocacia representa a trabalhadora.

Leia a sentença.

_____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas