MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP mantém demissão de procurador que contratou outdoor da Lava Jato
Demissão | Diogo Castor

CNMP mantém demissão de procurador que contratou outdoor da Lava Jato

O outodoor contratado pelo procurador Diogo Castor dizia: "bem-vindo à República de Curitiba - terra da Operação Lava Jato - a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março, cinco anos de Operação Lava Jato - O Brasil Agradece".

Da Redação

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Atualizado às 16:18

Na primeira sessão de 2022, o plenário do CNMP manteve decisão que aplicou a pena de demissão ao procurador da República, no Paraná, Diogo Castor. 

No ano passado, o CNMP julgou PAD instaurado contra Diogo Castor em razão da contratação de peça publicitária homenageando a Lava Jato. O outdoor, que continha imagem de dez procuradores integrantes da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, era acompanhada do texto:

"Bem-vindo à República de Curitiba - terra da Operação Lava Jato - a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março, cinco anos de Operação Lava Jato - O Brasil Agradece".

 (Imagem: Reprodução )

CNMP mantém demissão de procurador que contratou outdoor da Lava Jato(Imagem: Reprodução )

A instalação da peça ocorreu em terreno da Avenida Rocha Pombo, sentido São José dos Pinhais/Curitiba, no acesso de saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Naquela ocasião, o plenário do CNMP considerou que os fatos praticados por Diogo Castor infringiram a própria instituição Ministério Público, propiciando uma segregação entre os membros que atuaram em determinada operação e os demais.

Os conselheiros concluíram que o outdoor maculou a dignidade da Instituição e, em maior extensão, da Justiça, porquanto o Ministério Público é instituição permanente, una e indivisível essencial à função jurisdicional.

Além disso, o CNMP asseverou que as condutas enquadradas como improbidade administrativa por sua própria natureza, revestem-se de elevada gravidade, ante a violação aos princípios da Administração Pública.

Embargos

Desta decisão, Diogo Castor interpôs embargos de declaração. Foi esse recurso que os conselheiros julgaram brevemente na tarde de hoje. A maioria do colegiado acompanhou o voto do relator, o conselheiro Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto, que conheceu dos embargos, mas negou-lhes provimento a fim de manter a decisão da demissão.

Único a divergir foi o conselheiro Antônio Edílio Magalhães. Como o processo é sigiloso, o conselheiro não pôde expor suas razões. Veja como foi o julgamento do caso:

  • Processo: 1.00997/2020-21

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...