MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Indignado, Barroso diz que Bolsonaro vazou dados do sistema do TSE
Sistema eleitoral

Indignado, Barroso diz que Bolsonaro vazou dados do sistema do TSE

Segundo o presidente da Corte Eleitoral, ação do presidente facilita o ataque por "milícias digitais e hackers de todo o mundo".

Da Redação

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 08:23

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira, 1º, na sessão de abertura do ano judiciário na Corte, que o presidente Jair Bolsonaro vazou informações sigilosas do sistema eleitoral brasileiro, situação que auxilia "milícias digitais e hackers de todo o mundo". A declaração se deu em discurso na sessão de abertura dos trabalhos do Tribunal neste ano. 

Indignado, o presidente da Corte eleitoral disse que foi necessário tomar uma série de providências de reforço da segurança para garantir a proteção do sistema. Segundo o ministro, "faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar a exposição do processo eleitoral brasileiro a ataques criminosos".

Assista:

"Informações sigilosas que foram fornecidas à polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo o mundo que queiram tentar invadir nossos equipamentos. O presidente da República vazou a estrutura interna da TI do TSE."

Em 4 de agosto do ano passado, o presidente divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal que apura suposto ataque ao sistema interno do TSE em 2018 - e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições. O ato resultou na abertura de um inquérito por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Para a Polícia Federal, há indícios de crime na conduta do presidente.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas