MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "São bosta esses advogados", diz promotora sem perceber áudio ligado
Videoconferência

"São bosta esses advogados", diz promotora sem perceber áudio ligado

Após discussão com os advogados, promotora, sem aparecer nas imagens, ofendeu os causídicos.

Da Redação

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Atualizado às 17:19

Em uma audiência virtual na comarca de Guarapuava/PR, uma promotora, após calorosa discussão com os advogados presentes, supostamente não percebeu que seu áudio estava ligado e acabou chamando os causídicos de "bosta".

"Os advogados... são bosta (sic) os advogados."

Os presentes logo perceberam e pediram para que fosse anotado em ata e encaminhado à OAB. A magistrada que acompanhava o caso afirmou que tudo estava sendo gravado.

Atualização: a corregedoria do MP/PR informou que já instaurou sindicância contra a promotora de Justiça, registrada no âmbito da Corregedoria do MP/PR sob o nº 001/22.

O advogado Renato Bassi, que sustentava no momento da discussão, falou ao Migalhas e contou que a represeantente do parquet estava interrompendo a todo tempo a fala das defesas e, quando ele a rebateu, ela teve a postura.

"Lamentável a postura de uma autoridade. Independente de nossas funções, o respeito, urbanidade e boa convivência deve ser o norte de qualquer atuação. A falta de respeito iniciou nas incessantes interrupções durante a audiência, mas o ápice foi subjugar a defesa com as palavras lamentáveis."

O advogado disse esperar que a promotora seja advertida e que sirva de lição para que reveja a postura, "pois deve adequar suas atitudes para o pleno exercício da profissão de promotora, tendo a urbanidade como um dos principais princípio nessas relações, que visam assegurar os direitos de todos os envolvidos".

Manifestações

A OAB Paraná, por meio da Diretoria de Prerrogativas, instaurou procedimento para apurar os fatos e avaliar as medidas a serem tomadas.

"A gravidade dos fatos, com a sua publicação da matéria - com áudio e vídeo - em âmbito nacional em diversos portais de notícias jurídicas e redes sociais, reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Guarapuava, adotará as medidas necessárias para que ocorra, com o devido processo legal e com ampla defesa, a apuração rigorosa da conduta da referida representante do respeitável Ministério Público do Paraná.

O desagravo aos advogados atingidos pelas ofensas ocorridas na referida audiência serão realizadas no âmbito da Câmara de Defesa das Prerrogativas da OAB-PR.

A atuação independente do advogado e da advogada deve ser garantida por todos aqueles que têm na sua atuação profissional o respeito ao Estado Democrático de Direito e a luta pela boa aplicação das leis."

Em nota, a OAB Guarapuava repudiou a atitude da promotora.

"A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Guarapuava, através da sua Diretoria, vem REPUDIAR a conduta da Sra. Promotora de Justiça DUNIA SERPA RAMPAZZO que durante a audiência ocorrida em 08/02/2022, em processo judicial da 3ª Vara Criminal de Guarapuava afirmou, de forma absurda e desrespeitosa, que "são bosta esses advogados", causando completa perplexidade na comunidade jurídica local.

A gravidade dos fatos, com a sua publicação da matéria - com áudio e vídeo - em âmbito nacional em diversos portais de notícias jurídicas e redes sociais, reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório.

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Guarapuava adotará as medidas necessárias para que ocorra, com o devido processo legal e com ampla defesa, a apuração rigorosa da conduta da referida representante do respeitável Ministério Público do Estado do Paraná.

O desagravo aos advogados atingidos pelas ofensas ocorridas na referida audiência serão realizadas no âmbito da Câmara de Defesa das Prerrogativas da OAB-PR.

A atuação independente do advogado e da advogada deve ser garantida por todos aqueles que têm na sua atuação profissional o respeito ao Estado Democrático de Direito e a luta pela boa aplicação das leis."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas