MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de SC não precisará pagar Difal do ICMS em 2022
Tributo

Empresa de SC não precisará pagar Difal do ICMS em 2022

Juíza considerou aplicação dos princípios da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal.

Da Redação

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atualizado às 15:24

Uma empresa de SC está liberada de pagar o Difal do ICMS no ano de 2022. Decisão é da juíza de Direito Substituta Cleni Serly Rauen Vieira, da 3ª vara da Fazenda Pública de Florianópolis/SC, ao deferir liminar em mandado de segurança.

 (Imagem: Freepik)

Empresa de SC não pagará Difal em 2022.(Imagem: Freepik)

A empresa que trabalha com distribuição de vacinas e medicamentos impetrou MS contra ato administrativo da secretaria de Estado da Fazenda de SC pleiteando a suspensão da exigibilidade do Difal exigido pelo Estado por operações que tenham como destinatário consumidor final não contribuinte do ICMS no curso de 2022.

A juíza observou que, embora a jurisprudência do TJ/SC fosse no sentido de considerar desnecessária a edição de lei complementar regulando o tema, em fevereiro de 2021 o STF decidiu em sentido diametralmente oposto, exigindo a LC disciplinadora de normas gerais.

Mas, como a LC 190, que dispõe sobre o tema, só foi sancionada em 2022, destacou a magistrada que ela somente poderá produzir efeitos a partir de 2023.

"Não há exceção constitucionalmente prevista de inaplicabilidade dos princípios da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal no que diz respeito ao ICMS. Se não há disposição constitucional expressa afastando a aplicação dos princípios, ambos devem ser respeitados."

Ela deferiu, portanto, a liminar requerida, para que seja suspensa a exigibilidade do crédito tributário de Difal de ICMS incidente sobre as operações interestaduais que destinem mercadorias a consumidores finais não contribuintes localizados em SC no que se refere ao período de 1/1/22 a 31/12/22.

O escritório Maia & Anjos Advogados atua pela empresa.

Leia a decisão.

Questão tormentosa

Todas as dúvidas envolvendo a cobrança do Difal serão sanadas no dia 9 de março, quando Migalhas realiza o evento Difal do ICMS em 2022: Entenda a polêmica jurídica. O evento será totalmente online. Não perca tempo, inscreva-se aqui. 

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas