MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OLX tem êxito ao utilizar Visual Law em ações judiciais
Linguagem visual

OLX tem êxito ao utilizar Visual Law em ações judiciais

Uso de imagens e infográficos combinados com textos favorece o entendimento do usuário sobre os termos de uso da plataforma também em ações judiciais.

Da Redação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Atualizado às 08:21

A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda do país, já colhe bons frutos com a implementação do Visual Law, técnicas visuais e de linguagem que facilitam a comunicação nos documentos jurídicos, seja com seus clientes, usuários da plataforma ou com o Judiciário. Até o momento, 49 decisões foram proferidas no Nordeste, entre sentenças e acórdãos, representando 96% de êxito na região.

O Visual Law passou a ser utilizado em algumas defesas junto aos casos levados ao Judiciário desde 2020, para explicar e tornar mais claro seu modelo de negócio. As petições passaram a incluir a criação de infográficos, vídeos, QR Codes e ambientes simulados, facilitando o acesso do Judiciário às particularidades da atuação da empresa nas negociações entre seus usuários. Para implementação desse projeto, a OLX contou com o apoio do escritório jurídico Queiroz Cavalcanti Advocacia.

Como resultado, as mensagens ficaram mais claras, objetivas e democráticas e deram mais visibilidade de como a plataforma funciona, fugindo das explicações formais utilizadas normalmente na esfera jurídica, muito focada em textos e termos específicos. As técnicas de Visual Law também proporcionaram mais assertividade e agilidade nas decisões judiciais, uma vez que com peças mais objetivas e enxutas, diminui a quantidade de recursos interpostos para cada ação.

"A aplicação do Visual Law trouxe mais visibilidade de como a nossa plataforma funciona, possibilitando que todas as partes acompanhem, por meio de recursos visuais, toda a jornada do usuário na plataforma. A solução acompanha as mudanças trazidas pela digitalização também para o setor jurídico, uma vez que saímos dos processos impressos, para os digitais, com possibilidades de utilizar recursos visuais para democratizar a linguagem e tornar o conteúdo mais acessível para usuários, juízes e advogados, por exemplo", explica Anahí Llop, diretora Jurídica da OLX Brasil.

A solução também passou a ser aplicada em 2021 nos Termos e Condições Gerais de Uso da plataforma com a finalidade de facilitar a compreensão por parte do usuário, informando de maneira simples e fácil sobre Políticas de Privacidade, Regras para Anunciar, Produtos e Serviços Proibidos e Regras de Utilização da Plataforma, entre outras orientações e direcionamentos.

 (Imagem: Freepik)

OLX tem êxito ao utilizar Visual Law em ações judiciais.(Imagem: Freepik)

_______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas