MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça condena filósofo que chamou Tabata Amaral de "vagabunda"

Justiça condena filósofo que chamou Tabata Amaral de "vagabunda"

Em vídeo de 2020, Paulo Ghiraldelli disse que parlamentar é "farsa política de nossos tempos".

Da Redação

terça-feira, 15 de março de 2022

Atualizado às 08:54

A juíza Federal Maria Carolina Akel Ayoub, do TRF da 3ª região, condenou o filósofo e youtuber Paulo Ghiraldelli pela prática de injúria após ter chamado a deputada Federal Tabata Amaral de "sem vergonha, falsa e vagabunda".

Em vídeo publicado em fevereiro de 2020 intitulado "Tabata Amaral novamente à direita", Ghiraldelli fez acusações à parlamentar. "Tabata Amaral se transformou na grande farsa política de nossos tempos", disse, após rememorar o voto favorável à reforma da Previdência dado pela deputada. O youtuber ainda acusou a deputada de não apresentar propostas para a população.

"Eu vou dar um recado direito para você, Tabata. Direto. Na sua cara. Eu te procurei várias vezes para conversar. Por quê? Porque eu queria saber quais eram as suas propostas, porque eu fiz campanha para você, e você fugiu. Sabe por que você fugiu? Porque você é sem vergonha, falsa e vagabunda. É isso que você é." (Imagem: Arte Migalhas)

Paulo Ghiraldelli é condenado por injúrias contra Tabata Amaral.(Imagem: Arte Migalhas)

Segundo publicado pela Folha de S.Paulo, na decisão, a magistrada considerou que ficou comprovado que Paulo Ghiraldelli injuriou Tabata em razão de suas funções, ofendendo sua dignidade e decoro.

"As ofensas não ocorreram de forma irremediável ou durante debate. Foi algo pensando e gravado. Não sendo desconhecido, pois, que muitos criadores de conteúdo se utilizam de roteiros sabendo exatamente sobre o que vão falar e como vão falar."

A juíza ainda diz que chama atenção o fato de o filósofo não ter editado o vídeo e suprimido as ofensas, embora tenha se declarado arrependido no âmbito da ação.

"O réu tinha a escolha de editar o vídeo e preferiu assim não fazer, revelando-se o dolo, inclusive específico. Emitir uma opinião no calor do debate e ser gravado é diferente de produzir a gravação e optar por divulgá-la sem edições."

O prazo para exclusão do conteúdo é de 15 dias, sob pena de multa diária progressiva de mil reais. A decisão ainda determina que o youtuber preste serviços à comunidade.

Questão de gênero

Ainda segundo a Folha, ao testemunhar no processo, Tabata Amaral disse que nada tira de sua cabeça que a agressão sofrida teve motivação de gênero, e que, ao extrapolar o campo da crítica política e atacar sua honra, Paulo Ghiraldelli contribui para que muitas mulheres pensem várias vezes antes de se candidatarem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas