MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Identificadas pessoas que ameaçaram senadores contrários às armas
Armas | Ameaças

Identificadas pessoas que ameaçaram senadores contrários às armas

O senador Marcos do Val comunicou que a Polícia Legislativa do Senado encontrou os responsáveis - dois CACs - pelas ameaças aos senadores Eduardo Girão, Eliziane Gama e Simone Tebet, contrários à flexibilização da posse de armas de fogo.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado às 14:16

A Polícia Legislativa do Senado encontrou os responsáveis pelas ameaças aos senadores Eduardo Girão, Eliziane Gama e Simone Tebet, que são contrários ao PL 3.723/19, que regulamenta o porte de arma de fogo para CACs - caçadores, atiradores e colecionadores.

De acordo com o Senado, um dos homens identificados e ouvidos pelos policiais legislativos é um CAC que trabalha como vigilante em Alagoas e tem três armas de fogo registradas em seu nome. Ele teria enviado mensagens ofensivas pela rede social à senadora Eliziane Gama.

O outro identificado, de São Paulo, enviou mensagens com ameaças aos e-mails institucionais de Eliziane e dos senadores Eduardo Girão e Simone Tebet. Aos policiais, ele disse ter iniciado um processo para a aquisição de uma arma de fogo.

 (Imagem: Freepik)

Identificadas pessoas que ameaçaram senadores contrários às armas.(Imagem: Freepik)

Ameaças

As ameaças ocorreram no dia 9 de março. Segundo o relatório da Polícia Legislativa, que foi às cidades dos autores, os dois informaram estar arrependidos e um deles informou a intenção de se retratar pelas redes sociais. Ainda assim, eles devem ser indiciados e uma comunicação será feita aos órgãos responsáveis para que eles percam o direito de ter armas de fogo.

O relator, que havia retirado o projeto até que as investigações fossem concluídas, disse esperar que o projeto seja votado na próxima semana.

Nesta quarta-feira, 16, o senador Marcos do Val (relator do projeto), informou que os dois CACs podem perder o direito à posse e ao porte de armas:

"De forma bem objetiva, eles vão perder direito de posse, de porte ou de serem CACs. Nós precisamos, com essa construção que nós vamos fazer na segunda-feira em uma reunião no gabinete, achar uma solução para aumentar penalidade aos que são CACs ou têm porte e posse de armas cedidos pela Polícia Federal e que cometem ameaça, seja pessoalmente, seja em redes sociais - explicou o senador, que elogiou a agilidade das investigações e disse esperar um consenso para que o projeto possa ser votado."

Preocupação

A senadora Eliziane Gama agradeceu ao relator por ter retirado o projeto até a conclusão das investigações. Ela também elogiou o trabalho da Polícia Legislativa e agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por ter tomado as providências para a investigação. Ela demonstrou preocupação com esse tipo de ameaça partindo de quem tem acesso a armas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, havia se manifestado sobre as ameaças sofridas pelos senadores e informado que as denúncias serão feitas ao MP.

"Constrangimentos e intimidações a parlamentares merecem o mais absoluto repúdio. A Polícia Legislativa está apurando nos mínimos detalhes. Merece as punições devidas. Estou sendo comunicado de todo o trâmite e o MP cuidará de processar cada uma das pessoas que praticaram esses crimes - disse o presidente da Casa."

Informações: Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas