MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abapi assina carta aberta em apoio ao INPI
Carta aberta

Abapi assina carta aberta em apoio ao INPI

"O eventual corte orçamentário que se anuncia pode efetivamente inviabilizar, de vez, o funcionamento desse importante órgão da Administração Pública", diz a nota.

Da Redação

quinta-feira, 31 de março de 2022

Atualizado às 08:00

A ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial assina carta aberta em apoio ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade, exaltando grande preocupação com os cortes no orçamento do órgão responsável pela aprovação das marcas e patentes no país.

A associação roga a todos os representantes do Poder Público, dentro de suas competências, que sejam tomadas as medidas possíveis para a recomposição do orçamento do INPI, a fim de evitar as graves consequências de ordem social e econômica que podem advir de uma paralisação das atividades do Instituto.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Segundo a carta, como autarquia responsável pela análise técnica e concessão de registros de direitos de propriedade industrial, o INPI possui um papel essencial no desenvolvimento tecnológico e da inovação no país. Desta forma, uma eventual paralisação de seus serviços trará consequências severas que podem se alastrar por diversos segmentos da indústria nacional, prejudicando, ainda, a imagem do Brasil perante os países signatários dos diversos tratados envolvendo a propriedade industrial aos quais o Brasil aderiu, como a Convenção da União de Paris e o Tratado de Madri.

Confira a íntegra da nota:

Carta em apoio ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

A Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), fundada em 1948, possui como principais objetivos (i) promover a defesa dos interesses dos associados, bem como prestar, como for possível, assistência e auxílio de que necessitem, (ii) promover e incentivar o estudo do direito de propriedade industrial e de matérias correlatas, (iii) manter intercâmbio com outras associações nacionais ou estrangeiras dentro do campo da propriedade industrial, assim como (iv) mover ações em defesa de interesses difusos e coletivos relacionas à matéria.

Portanto, como uma associação representativa de classe, é com grande preocupação que a ABAPI acompanha as notícias a respeito de relevantes cortes no orçamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, autarquia atualmente vinculada ao Ministério da Economia, responsável pela análise e concessão de registros de direitos da propriedade industrial, tais como marcas, patentes e desenhos industriais.

Com efeito, notícias veiculadas pela imprensa nacional, com repercussão no exterior, atestam um corte orçamentário de aproximadamente 50% das verbas inicialmente destinadas ao INPI, dando conta, ainda, de que, com a manutenção dos cortes orçamentários, "está delineado um cenário de total paralisação do instituto", com a possibilidade de interrupção do acesso do INPI a base de dados de patentes e interrupção de serviços terceirizados já em maio de 2022.

Como autarquia responsável pela análise técnica e concessão de registros de direitos de propriedade industrial, o INPI possui um papel essencial no desenvolvimento tecnológico e da inovação no país. Desta forma, uma eventual paralisação de seus serviços trará consequências severas que podem se alastrar por diversos segmentos da indústria nacional, prejudicando, ainda, a imagem do Brasil perante os países signatários dos diversos tratados envolvendo a propriedade industrial aos quais o Brasil aderiu, como a Convenção da União de Paris e o Tratado de Madri.

Não se pode deixar de mencionar o pleito do INPI, já de longa data, por autonomia financeira e orçamentária e, em especial, por readequação de seus quadros de recursos humanos, possibilitando a recomposição da sua equipe de examinadores, possibilitando o atendimento à demanda por seus serviços.

Assim, o eventual corte orçamentário que se anuncia pode efetivamente inviabilizar, de vez, o funcionamento desse importante órgão da Administração Pública.

A ABAPI, como entidade associativa ativamente participante na área da propriedade industrial, roga a todos os representantes do Poder Público, dentro de suas competências, que sejam tomadas as medidas possíveis para a recomposição do orçamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a fim de evitar as graves consequências de ordem social e econômica que podem advir de uma paralisação das atividades do Instituto.

Alvaro Loureiro                               Andrea Possinhas                           Marcelo Goyanes

Presidente                                       2ª. Vice-Presidente                       Diretor Procurador

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...