MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB escolhe Rogério Varela e Rodrigo Badaró para atuarem no CNMP
Candidatos

OAB escolhe Rogério Varela e Rodrigo Badaró para atuarem no CNMP

Votação se deu nesta segunda-feira, 4, em sessão extraordinária do Conselho Pleno.

Da Redação

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Atualizado às 15:13

O Conselho Federal da OAB escolheu dois membros da advocacia para integrarem o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público. Foram escolhidos os advogados Rogério Magnus Varela Gonçalves, da Paraíba, e Rodrigo Badaró Almeida de Castro, do Distrito Federal. Ambos receberam 25 votos, dos 27 possíveis. 

Votação se deu nesta segunda-feira, 4, em sessão extraordinária do Conselho Pleno. Os nomes dos eleitos seguem agora para o Senado, onde a CCJ fará sabatina e também votará a aprovação dos indicados. Depois, o plenário do Senado analisa as indicações e faz a votação. Em seguida, os nomes seguem para a Presidência da República, para a nomeação e publicação oficial.

 (Imagem: Divulgação)

OAB elege Rodrigo Badaró, do DF, e Rogério Varela, de PB, para o CNMP.(Imagem: Divulgação)

Rogério Magnus Varela Gonçalves (esq.) Varela é conselheiro Federal da OAB pela Paraíba.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1996; é mestre em Ciências Jurídicas pela mesma universidade; e doutor em Direito Constitucional pela universidade de Coimbra, Portugal. Foi presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem e Membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica na gestão 16/19.

Atuou como juiz substituto na categoria de jurista no TRE da Paraíba; é fundador do Instituto Eduardo Correia; professor titular do Centro Universitário de João Pessoa; professor da pós-graduação da Escola Superior da Advocacia, aEscola Superior da Magistratura Trabalhista, da Universidade Cândido Mendes e da Universidade Potiguar; professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila; e autor de livros jurídicos.

Na sabatina, o advogado fez questão de ressaltar a importância da defesa das prerrogativas. Ele afirmou que possui 26 anos de advocacia e de dedicação à OAB. Uma das perguntas para Varela tratou da atuação do CNMP em casos de violação do sigilo profissional da advocacia. Para o advogado, é preciso coibir qualquer tipo abuso por parte de promotores e procuradores

 "O CNMP tem que coibir qualquer abuso que exista em relação à quebra do sigilo profissional dos advogados. A OAB, na sua representação junto ao CNMP, tem que lutar incessantemente pela salvaguarda do nosso sigilo profissional, esse assunto não pode ser negligenciado. Hoje, temos uma lei, é crime violar as prerrogativas da advocacia e queremos que essa lei seja cumprida. Se alguém descumprir a nossa prerrogativa, que é norma penal, que essa pessoa seja punida pelos seus atos."

Rodrigo Badaró Almeida de Castro (dir.) é conselheiro Federal da OAB pelo DF no triênio 19/22.

Graduado pela faculdade de Direito Milton Campos Belo Horizonte/MG e MBA em Direito Econômico e das Empresas pela FGV/DF. Foi presidente da Comissão de Qualidade e Tecnologia da Informação da OAB/DF no triênio 04/06; membro da Comissão Especial de Tecnologia da Informação do CFOAB no triênio 07/09; conselheiro Federal da OAB pelo DF no triênio 10/13; e membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do CFOAB no triênio 09/12. 

É também diretor do CESA no DF; membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional; acadêmico na cadeira 36, da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura; e membro efetivo do IADF (Instituto dos Advogados do Distrito Federal). 

Em sua sabatina, Bardaró a sua trajetória profissional, com 21 anos ininterruptos de advocacia e de serviços dedicados à OAB. O advogado foi questionado sobre casos de violação do sigilo profissional dos advogados e afirmou que é preciso estar sempre vigilante na defesa da advocacia.

"Já participei no CNMP como representante da Ordem junto ao órgão. Vi os desafios que vamos enfrentar agora como conselheiro. Notamos casos e tentativas de violação dos nossos escritórios, tentativa de interferência em contratos privados e também na lei de licitações, para a contratação de escritórios, além de vários ataques às nossas prerrogativas. É imprescindível estarmos vigilantes com essas questões."

Escolha

A escolha é feita pelos conselheiros Federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal. Sandra Krieger obteve três votos e Carmela Grüne, um. No total, oito candidatos se inscreveram para concorrer às duas vagas destinadas à advocacia no CNMP no próximo biênio. Quatro deles, no entanto, não compareceram à sessão e ficaram de fora da escolha. Os demais foram sabatinados, dentre eles: Carmela Grüne, Rogério Magnus Varela Gonçalves, Sandra Krieger e Rodrigo Badaró, seguindo ordem definida por sorteio.

Todos tiveram dois minutos para uma apresentação ao plenário da Ordem e depois tiveram mais três minutos para responder aos questionamentos feitos por uma comissão de arguição, que foi formada pelos conselheiros federais Élida Fabrícia Oliveira Machado Franklin (PI) e José Pinto Quezado (TO). O certame foi conduzido pelo conselheiro Federal decano, Felipe Sarmento (AP). Já a comissão de apuração dos votos foi formada pelos conselheiros Claudia Lopes Medeiros (AL) e Paulo Cesar Salomão Filho (RJ).

Ao proclamar o resultado da votação, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, desejou sorte aos novos indicados da Ordem para o CNMP e agradeceu os serviços prestados pelas indicadas no biênio anterior, as advogadas Fernanda Marinela e Sandra Krieger.

Sessão

À tarde será feita a escolha da lista sêxtupla para o TRF da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...