MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso derruba decisão que permitiu desconto sindical sem aval
Trabalho

Barroso derruba decisão que permitiu desconto sindical sem aval

Ministro considerou que a decisão do TRT-2 afrontou a autoridade da Suprema Corte.

Da Redação

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Atualizado às 09:31

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deferiu liminar e suspendeu os efeitos de decisão do TRT da 2ª região que manteve cláusulas de acordo coletivo possibilitando o desconto de contribuição assistencial sem autorização expressa e individual dos empregados. A decisão atendeu ao pedido de concessionárias de rodovias.

 (Imagem: Carlos Moura/STF)

Barroso derruba decisão que permitiu desconto sindical sem aval.(Imagem: Carlos Moura/STF)

Entenda o caso

Em setembro do ano passado, o ministro já havia cassado sentença do Tribunal por permitir cláusulas de acordo coletivo prevendo desconto de contribuição sindical sem autorização expressa e individual do trabalhador (Rcl 47.102).

Em novo julgamento, o TRT da 2ª região interpretou restritivamente a decisão da Rcl 47.102, no sentido de que a ADIn 5.794, que declarou a constitucionalidade do fim da contribuição sindical obrigatória, somente tratou de contribuição sindical e não das demais contribuições em favor do sindicato.

Com base nisso, admitiu contribuição assistencial criada por assembleia sindical e direcionada a todos os membros da categoria, sem necessidade de autorização individual e expressa do empregado.

As empresas noticiaram o descumprimento da decisão do STF nos autos da Rcl 47.102, mas o ministro Barroso (também relator da primeira reclamação) entendeu que com a concessão da liminar e julgamento definitivo do mérito a reclamação já havia se exaurido, sendo necessária outra medida contra nova decisão do TRT-2.

Liminar

Na nova liminar, proferida nesta semana, o relator considerou que a decisão do Tribunal Regional afrontou a autoridade da Suprema Corte.

Diante do exposto, suspendeu os efeitos da decisão reclamada.

Atuaram no caso os advogados Camila Caldorin Vetorazzo e Antonio Galvão Peres, do escritório Robortella e Peres Advogados.

  • Processo: Rcl 51.987

Leia a decisão.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...