MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Google lança painel para tirar dúvidas sobre título de eleitor
Eleições

Google lança painel para tirar dúvidas sobre título de eleitor

Respostas para questões frequentes sobre registro eleitoral, documentos necessários, prazos e como tirar o título pela internet são fornecidas pela Justiça Eleitoral e aparecem no topo dos resultados para consultas sobre o tema. Segundo o Google Trends, a pergunta "como tirar título de eleitor" foi uma das 20 questões mais buscadas dos últimos 30 dias no Brasil.

Da Redação

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Atualizado às 08:25

Em parceria com o TSE, o Google lança um painel de informações com respostas para as principais dúvidas sobre como tirar o título de eleitor na Busca. Basta pesquisar por "título de eleitor" ou "como tirar título de eleitor" por exemplo, para ter acesso direto a orientações da Justiça Eleitoral sobre documentos, prazos, regularização, transferência, além de um passo a passo para tirar o registro pela internet.

O lançamento do painel atende a um grande interesse pelo assunto registrado na Busca.  Dados do Google Trends apontam que, dentre todas as dúvidas digitadas no buscador, a pergunta "zcomo tirar título de eleitor" foi uma das 20 mais buscadas dos últimos 30 dias no Brasil. Já as consultas por "título de eleitor" aumentaram significativamente de março a abril deste ano, comparado aos mesmos períodos de 2014 e 2018 - os dois últimos pleitos presidenciais. O interesse pelo título de eleitor cresceu mais de 292% comparado com 2014 e 89% no paralelo com 2018.

Os brasileiros também estão mais interessados no tema "eleição" e Justiça Eleitoral em 2022.  Entre março e abril, o interesse pela sigla "TSE" aumentou 37% em comparação com o mesmo período de 2018 e 157% em comparação com 2014. Para se ter uma ideia, de março a abril deste ano, as buscas por temas relacionados às eleições no Brasil estão maiores do que nos últimos dois pleitos presidenciais. As consultas pelo termo "eleição" foram 9% maiores do que no mesmo período em 2018 e, na comparação direta com 2014, o crescimento foi de mais de um terço (34%).

Nesse contexto, o Google reforça o compromisso de contribuir para democratizar o acesso à informação. Com o novo painel, as informações oficiais do TSE serão ativadas quando as pessoas digitarem palavras-chaves como: "título de eleitor 2022", "prazo para tirar título de eleitor 2022", "documentos para tirar o título de eleitor", "como fazer título de eleitor online". Essa e outras iniciativas são parte de uma parceria histórica com o TSE, em curso desde 2014 - e reforçada em 2020, por meio do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que reúne outras 120 instituições brasileiras e internacionais para combater a desinformação e apoiar os cidadãos brasileiros na busca por informações úteis e confiáveis.

Veja as perguntas sobre eleições que foram mais buscadas no Brasil, entre março e abril de 2022:

1. Como tirar o título de eleitor?

2. Como transferir título de eleitor?

3. Como fazer o título de eleitor online?

4. Como regularizar o título?

5. Título cancelado, o que fazer?

6. Até quando pode tirar o título?

7. Onde tirar o título de eleitor?

8. O que é filiação?

9. Como saber o número do título de eleitor?

10. Como mudar o local de votação?

Nota importante: "Mais cresceu" e "mais buscado" são métricas diferentes e não devem ser usadas como sinônimo. Um item "crescer" na Busca significa estar maior hoje do que era ontem. Mais buscado significa exatamente isso, ser o item com o maior número de consultas no período indicado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas