MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Passageira com depressão poderá viajar com cadela na cabine do avião
Suporte emocional

Passageira com depressão poderá viajar com cadela na cabine do avião

Juíza estipulou multa em caso de descumprimento da decisão.

Da Redação

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atualizado em 25 de abril de 2022 09:27

Em decisão liminar, a juíza de Direito Tonia Yuka Koroku, da 13ª vara Cível de SP, autorizou passageira com depressão e ansiedade a viajar com a sua cadelinha de suporte emocional na cabine do avião.

 (Imagem: Getty Images)

Passageira com depressão poderá viajar com cadela na cabine do avião.(Imagem: Getty Images)

De acordo com os advogados da autora, a passageira, diagnosticada com transtornos fóbicos-ansiosos e depressivo recorrente, conseguiu obter melhores resultados em seu tratamento após a adoção da cadelinha Luna.

No entanto, recentemente enfrentou um verdadeiro transtorno na medida em que, após ter adquirido as passagens aéreas com o direito do transporte de seu cão de apoio emocional, a companhia aérea se recusou a solicitação do serviço sob a justificativa de que houve uma alteração na política interna.

Ao analisar o caso liminarmente, a juíza considerou que a autora já viajou com o seu cachorro na mesma empresa aérea quando mudou-se para a Itália há alguns anos e comprovou a necessidade da companhia constante do animal para a estabilidade do seu estado emocional.

"A companhia do animal é indicação médica e não trará prejuízos à ré que subitamente mudou as regras, pois no momento da compra do bilhete de volta para a Itália foi dito à autora que estaria autorizado o embarque do animal na cabine."

De acordo com a magistrada, a concessão da medida não prejudica a ré e protege a autora de dano irreparável.

Em caso de descumprimento foi fixada multa de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

Os advogados Fabiana Buzzini Roberti Grano e Fabio Scolari Vieira patrocinam a causa.

Veja a liminar.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas