MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova emenda sobre despacho gratuito de bagagem em voos
Câmara dos Deputados

Câmara aprova emenda sobre despacho gratuito de bagagem em voos

A regra foi incluída em MP que seguirá para o Senado.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Atualizado às 09:11

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 26, emenda que restabelece a gratuidade de bagagens despachadas nos voos. A mudança foi incluída na MP 1.089/21, que altera regras da aviação civil. A proposta seguirá para o Senado.

 (Imagem: Freepik)

Aprovada emenda que restabelece despacho gratuito de bagagem em voos.(Imagem: Freepik)

O tema dividiu opiniões em plenário. A maioria dos parlamentares defendeu a retomada das bagagens gratuitas e destacou que a expectativa de barateamento das passagens aéreas com a cobrança do despacho de malas não se concretizou.Autora da emenda aprovada, a deputada Perpétua Almeida afirmou que os deputados foram enganados.

"As empresas não foram verdadeiras quando afirmaram que iam baixar o preço da passagem se nós permitíssemos aqui a cobrança da bagagem. A maioria desta Casa permitiu, com o protesto de um número expressivo de parlamentares, e agora todos viram que foram enganados."

O líder do Republicanos, deputado Vinicius Carvalho, afirmou que os deputados precisam rever a cobrança das bagagens. "Falaram à época que era necessário cobrar pela bagagem para que houvesse redução do custo das passagens. Mas o que nós vemos sempre são as empresas com aquela política da economia do palitinho enriquecendo cada vez mais e mais".

Carvalho ressaltou que a votação passa o recado para a Anac de que, se os acordos não forem cumpridos, a Câmara tem o poder de rever as decisões já tomadas se houver prejuízos para o consumidor.

Já a deputada Vivi Reis lembrou que as próprias companhias incentivam o despacho de bagagens na porta das aeronaves, prova de que os aviões não comportam nas cabines todos os pertences dos passageiros.

"A própria empresa aérea incentiva, no ato do embarque, o despacho da mala. Isso significa que, de fato, deveria ter sido despachada antes."

Passagem cara

Já o relator da MP, deputado General Peternelli, afirmou que o custo da medida será repassado para o consumidor no aumento dos preços. Ele disse ainda que a decisão vai impor mais dificuldades ao transporte regional, que usa aeronaves menores.

"Nós vamos ter que fazer o cálculo da passagem incluindo a pessoa e a bagagem, e isso vai inviabilizar o transporte entre cidades pequenas, porque não vai caber todas as bagagens de 23 kg."

Os parlamentares do Novo também criticaram a decisão. Para o partido, a gratuidade vai aumentar o preço das passagens para todo mundo e até quem não levar bagagem vai pagar, como explicou o deputado Lucas Gonzalez.

"Justiça é eu pagar o que eu quiser pagar, e se eu não quiser levar bagagem, eu não pago por ela. E quem leva bagagem, paga pela bagagem que leva. Isso é justiça."

Informações: Agência Câmara de Notícias

Patrocínio

Patrocínio Migalhas