MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF valida leis sobre poder de requisição da Defensoria Pública
Serviços | Defensoria Pública

STF valida leis sobre poder de requisição da Defensoria Pública

O plenário analisou leis de MG, BA, AL e SC e aplicou entendimento já firmado no julgamento de ações contra leis semelhantes.

Da Redação

terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado às 09:49

O plenário do STF manteve a validade de normas dos Estados de Minas Gerais, da Bahia, de Alagoas e de Santa Catarina que concedem aos defensores públicos o poder de requisitar, de autoridades e de agentes públicos, certidões, documentos, informações e demais providências necessárias à sua atuação institucional. Na sessão virtual concluída em 6/5, o colegiado julgou improcedentes as ADIns 6.866, 6.869, 6.874 e 6.878, ajuizadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

 (Imagem: Dorivan Marinho/STF)

STF valida leis de quatro estados que autorizam requisição de documentos pelas Defensorias Públicas.(Imagem: Dorivan Marinho/STF)

Nas ações, a PGR alegou que as regras questionadas - dispositivos de leis que tratam da organização e funcionamento das Defensorias Públicas estaduais - promoveriam desequilíbrio na relação processual, contrariando os princípios constitucionais da isonomia, do contraditório, do devido processo legal e da inafastabilidade da jurisdição.

Situação de vulnerabilidade

Com base na jurisprudência recente do STF sobre a matéria, e seguindo o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, a Corte reafirmou o entendimento de que a previsão legal que confere às Defensorias Públicas o poder de requisitar informações e documentos de órgãos públicos e privados não interfere no equilíbrio da relação processual.

Na verdade, de acordo com a decisão unânime, essas prerrogativas são ferramentas importantes para a execução das funções atribuídas constitucionalmente às Defensorias, porque facilitam o acesso da coletividade e dos hipossuficientes a documentos, informações e esclarecimentos, garantindo a concretização dos direitos e liberdades de pessoas em situação de vulnerabilidade.

"O fortalecimento da Defensoria Pública contribui para a defesa de direitos fundamentais daqueles que mais precisam e que merecem especial atenção pelo Estado."

Informações: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas