MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Maria Thereza de Assis Moura é eleita presidente do STJ
STJ | Presidência

Ministra Maria Thereza de Assis Moura é eleita presidente do STJ

A ministra compõe o STJ desde agosto de 2006.

Da Redação

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Atualizado em 12 de maio de 2022 10:53

O plenário do STJ elegeu nesta quarta-feira, 11, a ministra Maria Thereza de Assis Moura como nova presidente da Corte para o biênio 2022/24.

Na mesma sessão, o ministro Og Fernandes foi eleito vice-presidente do STJ, e o ministro Luís Felipe Salomão foi escolhido como Corregedor do CNJ.

O Ministro Mauro Campbell vai dirigir a Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, e o ministro Raul Araújo será diretor da Revista do STJ. 

 (Imagem: Arquivo CIMP/STJ)

Ministra Maria Thereza de Assis Moura é nova presidente do STJ.(Imagem: Arquivo CIMP/STJ)

A ministra Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo, onde iniciou sua trajetória profissional e acadêmica. Mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP) – instituição na qual também leciona –, tem especialização em direito penal econômico pela Faculdade de Coimbra, em Portugal.

Ministra do STJ desde 2006 e atual corregedora nacional de Justiça, a magistrada obteve o reconhecimento internacional pela participação ativa na comunidade jurídica, atuação que a levou a integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da ONU.

No STJ, a ministra atuou na 6ª turma e na 3ª seção – exercendo a presidência de ambos os colegiados de direito penal –, além de integrar, desde 2011, a Corte Especial.

Maria Thereza foi também ministra efetiva do TSE de 2014 a 2016, exercendo as funções de corregedora-geral eleitoral entre 2015 e 2016, ministra auxiliar da propaganda de 2013 a 2014 e ministra substituta do TSE de 2013 a 2014; ocupou, ainda, os cargos de diretora-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, corregedora-geral da Justiça Federal e vice-presidente do STJ – este último, de 2018 a 2020.

Og Fernandes

Nascido no Recife, o ministro Og Fernandes se formou em direito pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, em 1974. Também é bacharel em jornalismo pela Unicap - Universidade Católica de Pernambuco, onde lecionou como professor auxiliar a disciplina direito processual penal. Atuou como repórter, advogado, juiz de direito e desembargador.

Ministro do STJ desde 2008, integrou a 3ª seção e a 6ª turma. Presidiu a 6ª turma no biênio 2012-2014. Foi membro da Comissão de Regimento Interno do tribunal e corregedor-geral da Justiça Federal.

Atualmente, o magistrado compõe a Corte Especial, a 1ª seção e a 2ª turma (da qual foi presidente no período 2015-2017), integra o Conselho de Administração e preside a Comissão de Documentação do tribunal. É diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Og Fernandes é autor de diversas publicações, entre elas "Cabeça de Juiz", uma publicação da editora Migalhas.

Novos ministros

Também durante a sessão desta quarta, os ministros do STJ definiram a lista com os indicados para ocupar duas vagas de ministro da Corte, em decorrência das aposentadorias dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista