MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Portador de HIV sem sintoma de Aids é isento em imposto de renda
Imposto de renda

STJ: Portador de HIV sem sintoma de Aids é isento em imposto de renda

2ª turma considerou que, mesmo sem sintomas, tratamento é vitalício.

Da Redação

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Atualizado às 18:25

Aposentadoria recebida por pessoa soropositiva para HIV, mesmo quando não tiver sintomas da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - SIDA/AIDS, está abrangida pela isenção do imposto sobre a renda da pessoa física - IRPF, nos termos do art. 6º da lei 7.713/88. Assim decidiu a 2ª turma do STJ, seguindo voto condutor do ministro Francisco Falcão.

 (Imagem: Freepik)

STJ: Portador de HIV sem sintoma de Aids é isento em imposto de renda.(Imagem: Freepik)

O recurso foi interposto por um policial militar do DF que buscava a isenção, que foi negada em 1ª e 2ª instâncias.

O colegiado destacou que a jurisprudência do STJ é no sentido de que a isenção do imposto sobre a renda em caso de moléstias graves independe da contemporaneidade dos sintomas. Além disso, pontuou que a isenção busca desonerar quem se encontra em desvantagem face ao aumento de despesas com o tratamento da doença.  

No caso da contaminação por HIV, a literatura médica evidencia que o tempo de tratamento é vitalício, com uso contínuo de medicamentos.

Assim, considerou-se que não deve haver diferença de tratamento jurídico entre pessoas que possuem Aids e as soropositivas para HIV que não manifestam sintomas, devendo, em ambas as situações, o contribuinte ser abrangido pela isenção.

No caso concreto, o recurso especial foi provido, para determinar que o tribunal de origem reconheça o direito à isenção do imposto sobre a renda, desde a data em que o recorrente tenha comprovado o diagnóstico de soropositivo para HIV.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas