MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF convoca sessão para caso Francischini, mas Valdevan fica de fora
Jogo político

STF convoca sessão para caso Francischini, mas Valdevan fica de fora

Nos dois casos, Nunes permitiu retorno de deputados cassados. Um (Francischini) é deputado estadual. O outro (Valdevan) é deputado Federal. E há mais um dado significativo: no caso de Valdevan, a consequência foi a saída da Câmara do tesoureiro da campanha nacional do PT, que havia substituído o cassado.

Da Redação

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Atualizado às 11:19

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, convocou para terça-feira, 7, sessão extraordinária virtual para julgar uma ação que questiona decisão do ministro Nunes Marques que, no último dia 2, devolveu mandato a deputado estadual do Paraná, o bolsonarista Fernando Francischini. Ele foi cassado pelo TSE por fake news.

Mas além deste caso, há outro que está passando despercebido, e que tem maiores consequências para o jogo político: trata-se do caso de Valdevan Noventa. Não é oitenta, nem cem, é Noventa. O deputado Federal foi cassado em março pelo TSE, por 7 a 0, por abuso do poder econômico durante a campanha de 2018, e retirado da Câmara dos Deputados. Como suplente, assumiu o deputado Márcio Macedo.

Para dar mais sabor à conversa, é preciso esclarecer que Márcio Macedo vem a ser tesoureiro do PT e da campanha presidencial de Lula.

Agora a curiosidade: no mesmíssimo dia em que se permitiu a volta de Francischini, permitiu-se também o retorno de Valdevan. E, ato contínuo, Arthur Lira, presidente da Câmara, determinou o imediato afastamento do suplente, o petista Márcio Macedo, e a volta de Valdevan. Tudo isso antes mesmo de ser publicada a decisão do ministro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Com decisão de Nunes Marques, deputado Valdevan 90 volta para a Câmara, e o petista Márcio Macedo é retirado.(Imagem: Arte Migalhas)

Mas, embora a decisão de Franchiscini, que foi prolatada dia 2, tenha sido publicada dia 3, a decisão de Noventa foi publicada apenas nesta segunda-feira, 6.

Assim, já houve prazo para impetração de Mandado de Segurança contra a decisão de Francischini, enquanto no caso de Valdevan Noventa, apenas hoje se iniciou o prazo. 

Este fato, então, impediu que a matéria entrasse na pauta urgente definida pelo ministro Fux.  

Decisões do TSE

No caso Francischini, o TSE decidiu, em outubro do ano passado, por 6 votos a 1, cassar o mandato por propagação de informações falsas sobre o sistema de votação. O parlamentar foi alvo de investigação após afirmar, durante o primeiro turno das eleições de 2018, que as urnas eletrônicas tinham sido adulteradas para impedir a eleição de Bolsonaro.

No caso Valdevan Noventa, em março deste ano, o TSE confirmou, em votação unânime, a cassação e inelegibilidade do deputado Federal por abuso de poder econômico durante a campanha de 2018. O caso foi de captação e gasto ilícito de recursos.

Urgência

O pedido de convocação da sessão extra é de Cármen Lúcia, ministra relatora da ação do caso Francischini (MS 38.599), "considerando a necessidade urgente de análise e decisão do Plenário deste STF sobre a matéria questionada na presente ação, pelo menos em sede liminar".

Com foco, inclusive pela imprensa, no caso do parlamentar estadual, fica para escanteio caso nacional, este sim de grande relevância e de maior interesse para o Centrão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas