MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF: Desembargador mantém ex-governador José Arruda inelegível
Improbidade administrativa

TJ/DF: Desembargador mantém ex-governador José Arruda inelegível

Político pedia anulação da inelegibilidade de oito anos, imposta a ele em uma condenação por improbidade administrativa.

Da Redação

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Atualizado às 17:23

O 1º vice-presidente do TJ/DF, desembargador Ângelo Passareli, negou pedido do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, para a anulação da inelegibilidade de oito anos, imposta a ele em uma condenação por improbidade administrativa. Com isso, Arruda permanece proibido de se candidatar em eleições.

A decisão, publicada nesta segunda-feira, 6, é relacionada à condenação por superfaturamento nos contratos do governo com a Linknet Tecnologias e Telecomunicação.

Na condenação, o juiz de Direito Daniel Carnacchioni, da 2ª vara de Fazenda Pública/DF, também determinou ao ex-governador o pagamento de multa de cerca de R$ 4 milhões, e impossibilidade de participar de licitações com o poder público por dez anos.

No recurso, o ex-governador citou as mudanças na lei de improbidade administrativa, sancionadas no ano passado. Arruda solicitava a aplicação retroativa das novas regras ao processo contra ele, apresentado em 2013. A possibilidade está em análise no STJ.

Ao analisar o caso, o desembargador Angelo Passareli considerou que as mudanças na lei não seriam capazes de alterar a condenação contra Arruda.

"Ainda que haja retroação das novas disposições legais, não há que se falar em atipicidade da conduta, porquanto, após regular instrução processual, restou assentado na sentença e confirmado pelo acórdão condenatório que o ora requerente atuou com dolo na prática dos atos de improbidade administrativa a ele imputados."

Ainda segundo o magistrado, "em que pese a existência de decisões em sentido contrário emanadas do STJ, o fato é que o STF já externou posicionamento no sentido que de que a retroatividade da norma mais benéfica em favor do réu é um princípio exclusivo do Direito Penal, diante da natureza do direito tutelado".

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

Desembargador do TJ/DF nega pedido e mantém ex-governador Arruda inelegível.(Imagem: Reprodução/Facebook)

Decisões no STF

Na última semana, o ex-governador teve duas condenações anuladas pelo STF, no âmbito da Operação Caixa de Pandora, por falsidade ideológica e corrupção de testemunha. As decisões foram do ministro André Mendonça.

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA