MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. União restituirá contribuinte que pagou imposto de renda sobre pensão
Pensão alimentícia

União restituirá contribuinte que pagou imposto de renda sobre pensão

Sentença da 7ª vara Cível Federal de São Paulo/SP baseia-se em entendimento do STF .

Da Redação

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Atualizado às 17:25

A 7ª vara Cível Federal de São Paulo/SP condenou a União a devolver a uma contribuinte os valores pagos indevidamente de Imposto de Renda (IR) sobre a pensão alimentícia paga pelo ex-marido aos dois filhos, nos últimos cinco anos. A sentença foi proferida pela juíza Federal Diana Brunstein. 

"Mister se faz reconhecer o direito dos autores (a mulher e os filhos) à restituição dos valores indevidamente recolhidos a título de imposto de renda, observada a prescrição quinquenal disposta no artigo 168, I, do Código Tributário Nacional."

A contribuinte sustenta o recolhimento indevido de R$ 987,4 mil. Na decisão, a magistrada assegura à União o direito de compensar valores eventualmente restituídos após cada declaração anual.

A sentença está fundamentada no voto do ministro do STF Dias Toffoli em ação direta de inconstitucionalidade na qual o Ibdfam - Instituto Brasileiro de Direito de Família argumenta que alimentos não se confundem com renda e, assim, questiona dispositivos legais relativos à cobrança do IR sobre pensão alimentícia. 

"A ação é procedente. O STF já formou maioria para afastar a incidência de imposto de renda sobre a pensão alimentícia, com base no voto do Ministro Relator da ADIn 5.422, Dias Toffoli." 

A autora da ação julgada pela 7ª vara separou-se do marido em 2008. Inicialmente, ela e os filhos receberam pensão alimentícia. A partir de 2017, após algumas ações revisionais, a prestação foi mantida apenas para os filhos.

 (Imagem: Freepik)

União deve restituir contribuinte que pagou IR sobre pensão alimentícia.(Imagem: Freepik)

  • Processo: 5036842-67.2021.4.03.6100

Informações: JF/SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas