MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ escolherá desembargadores do TRF-6 em sessão presencial no dia 1/8
Votação

STJ escolherá desembargadores do TRF-6 em sessão presencial no dia 1/8

A votação será secreta e definirá a criação do TRF da 6ª região, que será composto por 18 desembargadores e terá sede em Belo Horizonte.

Da Redação

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Atualizado em 14 de junho de 2022 11:10

Nesta segunda-feira, 13, o pleno do STJ decidiu que a sessão destinada à escolha dos desembargadores da composição inicial do TRF da 6ª região será realizada no dia 1º de agosto, às 15h. A sessão será presencial, com votação secreta.

A maioria dos ministros (22) seguiu o presidente do STJ e da comissão, ministro Humberto Martins, que votou pela sessão presencial e com votação secreta. Outros cinco ministros votaram com a divergência, instaurada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, pela votação aberta.

Os ministros definiram também que o novo tribunal, com jurisdição no estado de Minas Gerais, será instalado no dia 19/8/22, às 16h. Segundo o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, a escolha da data levou em consideração o tempo necessário para a nomeação dos desembargadores após a votação do dia 1º de agosto.

Os ministros e as ministras do STJ vão receber as informações dos candidatos à promoção por merecimento, relativas aos critérios de desempenho, produtividade, presteza e aperfeiçoamento técnico, encaminhadas pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª região.

 (Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

Sessão para escolha de desembargadores do TRF-6 será presencial, em 1º de agosto, com votação secreta.(Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

TRF-6 região terá 18 desembargadores e sede em Belo Horizonte

A criação do TRF da 6ª região, que será composto por 18 desembargadores e terá sede em Belo Horizonte, foi aprovada pelo Senado em setembro - o projeto já havia recebido o aval da Câmara - e sancionada em outubro do ano passado. A lei possibilitou aos atuais desembargadores do TRF da 1 região optarem pela remoção para a nova corte - apenas uma magistrada decidiu pela mudança, a desembargadora Federal Mônica Sifuentes.

De acordo com a resolução STJ/GP 15/22, os cargos na nova corte serão providos pela desembargadora removida do TRF da 1ª região e por mais 13 magistrados de carreira da Justiça Federal da 1ª região, mediante promoção, sendo sete pelo critério de antiguidade e seis por merecimento. As demais vagas serão preenchidas por dois advogados e dois membros do MPF.

A resolução prevê, ainda, que a aferição da antiguidade na primeira composição do TRF da 6ª região levará em consideração a data de posse como juiz da 1ª região e, em caso de empate, a idade. Além disso, o texto esclarece os critérios de antiguidade também para os indicados pelo quinto constitucional.

Informações: STJ. 

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...