MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça prevê liberar precatórios federais do exercício 2022 até 15/8
Precatórios

Justiça prevê liberar precatórios federais do exercício 2022 até 15/8

A previsão atende à solicitação feita pelo CFOAB, para antecipação no pagamento dos recursos.

Da Redação

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Atualizado às 13:34

O STF informou ao Conselho Federal da OAB, nesta terça-feira, 14, que a liberação de precatórios federais sob a responsabilidade da Justiça Federal está prevista para ocorrer até a primeira quinzena de agosto. A previsão atende à solicitação feita pelo CFOAB, para antecipação no pagamento dos recursos.

O CFOAB pediu a liberação dos precatórios em ofício enviado à Corte no mês passado. A solicitação se inseriu no contexto de medidas adotadas pelo governo para o aquecimento da economia, como a antecipação do 13º salário de beneficiários do INSS, entre outros. Em resposta, o STJ noticiou que a programação financeira necessária para o atendimento do pagamento dos precatórios alimentares será encaminhada aos respectivos tribunais no próximo mês.

O tribunal esclareceu ainda que os valores a serem pagos observam os limites definidos no art. 107-A do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais e Transitórias, com redação dada pelas emendas constitucionais 113 e 114, e que a efetiva disponibilização dos valores em favor dos beneficiários, tendo em vista os procedimentos administrativos internos nos tribunais e instituições financeiras, está prevista para ocorrer até a primeira quinzena do mês de agosto.

 (Imagem: Pixabay)

Justiça prevê liberar precatórios federais do exercício 2022 até 15/8.(Imagem: Pixabay)

Informações: OAB

Patrocínio

Patrocínio Migalhas