MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministros homenageiam 20 anos do decano Gilmar Mendes no STF
Homenagem

Ministros homenageiam 20 anos do decano Gilmar Mendes no STF

Em nome da Corte, o ministro Dias Toffoli saudou a carreira do decano.

Da Redação

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Atualizado em 23 de junho de 2022 11:56

Os ministros do Supremo dedicaram a primeira parte da sessão plenária desta quarta-feira, 22, para homenagear o ministro Gilmar Mendes, que completou duas décadas de atuação no STF.

Em nome da Corte, o ministro Dias Toffoli saudou a carreira do decano. No discurso, o ministro destacou que "o homenageado é um humanista, um agente da concretização dos direitos humanos e fundamentais escritos na CF/88. Digo concretização porque, para além daquilo o que está no papel, são as ações humanas que fazem com que esses direitos se realizem".

Toffoli afirmou, ainda, que a celebração não é apenas à brilhante trajetória do ministro Gilmar Mendes nestes 20 anos, mas tudo o que o decano significa para o STF, para o Poder Judiciário Nacional e, também, para toda a sociedade brasileira.

Posteriormente, o ministro Gilmar Mendes agradeceu a saudação. Em tom de brincadeira, o homenageado disse: "estou muito mais acostumado a ser criticado do que elogiado, então isso faz com que eu recebo a homenagem com certo estranhamento"

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Ministro Gilmar Mendes completa duas décadas de atuação no STF(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Trajetória do decano

Há duas décadas, o jurista Gilmar Ferreira Mendes deixava o comando da AGU e assumia uma cadeira no STF, por indicação do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Em sua trajetória, o ministro teve atuação de destaque em processos que envolveram matérias sobre administração pública, econômicas e processuais, além de questões sobre saúde pública, sistema carcerário, atuação policial e ressocialização de egressos do regime prisional.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas