MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei do impeachment deve ser mais moderna e segura, analisa Pierpaolo
X Fórum Jurídico de Lisboa

Lei do impeachment deve ser mais moderna e segura, analisa Pierpaolo

Para criminalista, a comissão para reformular a lei deve pensar na descrição dos crimes de responsabilidade e estabelecer formas mais racionais e eficientes de procedimento.

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atualizado às 12:14

O criminalista Pierpaolo Cruz Bottini, em entrevista à TV Migalhas durante o X Fórum Jurídico de Lisboa, comentou sobre a comissão que visa reformar a lei do impeachment, da qual o advogado faz parte.

Segundo Bottini, a ideia da comissão é reformular uma lei que é de 1950, portanto, "evidentemente, é uma lei que está desatualizada e precisa de reparos".

"A ideia é reformular tanto a parte da descrição dos crimes de responsabilidade - não só do presidente da República como de outros agentes de Estado -, e também estabelecer formas mais racionais e eficientes de procedimento, ou seja, quando que pode dar encaminhamento ao processo, quais os requisitos e prazos. Tentar conferir alguma racionalidade a uma processo que hoje é muito anacrônico e difícil. A ideia é conferir e fazer uma lei mais moderna, adequada e segura."

Comissão

A comissão foi criada para atualizar a lei 1.079/50. O grupo, composto por 12 juristas, tem o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, como presidente do colegiado.

O ministro também presidiu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Fabiane Pereira de Oliveira, assessora do STF, é a relatora da comissão. Ela atuou como secretária-geral da presidência do STF durante aquele processo.

A lista de titulares da comissão também inclui:

Rogério Schietti Cruz;

Pierpaolo Cruz Bottini;

Fabiano Silveira;

Marcus Vinícius Coêlho;

Heleno Torres;

Gregório Assagra de Almeida;

Maurício Campos Júnior;

Carlos Eduardo Frazão do Amaral;

Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho;

Antonio Anastasia.

A comissão foi criada em março por meio de ato (ATS 3/22) do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O evento

De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA