MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Gerente com cargo de confiança terá adicional de transferência
Adicional de Transferência

TST: Gerente com cargo de confiança terá adicional de transferência

O TST se embasou em orientação jurisprudencial para enfatizar que exercício de função de confiança não é razão suficiente para o não recebimento do adicional de transferência.

Da Redação

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado em 1 de julho de 2022 09:00

A 1ª turma do TST reconheceu o direito de um gerente-geral aposentado de banco de receber adicional de transferência em razão das mudanças de cidade a que fora submetido durante a vigência do contrato de emprego. Segundo o colegiado, o fato de ele exercer cargo de confiança não afasta o direito à parcela, desde que a transferência seja provisória.

Na ação trabalhista, o gerente relatou que foi contratado para o cargo de carreira de apoio, em 1982, para atuar em Divinolândia/SP. 25 anos mais tarde, em 2007, foi transferido para Duartina, em 2009 para Borborema e em 2013 teve de se mudar para São Manoel, também em São Paulo, onde permaneceu até a aposentadoria. 

A juíza da vara do Trabalho de Botucatu/SP negou o pedido de recebimento do adicional de transferência, com o entendimento de que o exercício do cargo de confiança de gerente-geral de agência não daria o direito à parcela. 

O TRT da 15ª região acompanhou a decisão da magistrada, alegando que o gerente não estava sujeito a controle efetivo de jornada de trabalho, pois apenas preenchia folhas individuais de presença. 

 (Imagem: Freepik)

Para TST, cargo de confiança não afasta direito de gerente a adicional de transferência.(Imagem: Freepik)

Jurisprudência do TST

O relator do recurso no TST, ministro Dezena da Silva, reforçou que o exercício de função de confiança, por si só, não é razão suficiente para que o homem não receba o adicional de transferência. Ele lembrou que, de acordo com a Orientação Jurisprudencial 113, essa circunstância ou a previsão de transferência no contrato de trabalho não exclui o direito ao adicional quando se tratar de transferência provisória.

Veja o acórdão.

Informações: TST

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...