MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso se manifesta de dentro do carro em sessão do STF
Em deslocamento

Barroso se manifesta de dentro do carro em sessão do STF

Ministro pediu a palavra para deixar claro uma "pequena divergência" no caso que estava em votação.

Da Redação

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado em 1 de julho de 2022 07:53

Na tarde desta quinta-feira, 30, o ministro Luís Roberto Barroso, durante a sessão plenária do STF, se manifestou de dentro do carro.

Os ministros julgam a validade de lei que prevê o cancelamento de recursos destinados ao pagamento de precatórios e de RPV - Requisições de Pequeno Valor Federais. Do carro, Barroso pediu a palavra para deixar claro uma "pequena divergência" no caso que estava em votação.

Assista ao trecho:

A assessoria do Tribunal informou que o ministro participou pela manhã de evento em Florianópolis sobre os 40 anos da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, e que reservou uma sala no aeroporto para participar da sessão, mas, em razão de um engarrafamento, precisou participar da sessão de dentro do carro.

Pouco tempo depois, já na sala do aeroporto, o ministro voltou a participar da sessão.

Atraso de deslocamento

Não foi a primeira vez que um ministro do STF precisou se manifestar de dentro do carro durante sessão. No ano passado, ministro Gilmar Mendes precisou proferir seu voto do carro devido a um atraso de deslocamento.

Para não ficar sem votar, o ministro se manifestou pelo celular mesmo.

Carro: nova Tribuna?

A pandemia impôs uma nova realidade para o Judiciário. Com as audiências online, muitos advogados passaram a fazer as sustentações orais de casa, já outros... do carro mesmo.

No STJ, uma advogada foi advertida pelo ministro Gurgel de Faria, que notou que ela estava dirigindo. Disse então: "pelo jeito ela está dirigindo, não é o momento adequado para se pronunciar", e frisou: "aqui é um tribunal, não uma pista de corrida."

Na Bahia, aconteceu algo semelhante. Uma advogada apareceu dirigindo para sustentar em sessão por videoconferência e levou um puxão de orelha da juíza: "as sustentações têm que ser levadas a sério." 

Em Jaraguá do Sul/SC, também aconteceu caso parecido. A autora da ação e seu advogado participaram de dentro de um carro.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas