MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Negado vínculo de emprego de representante comercial com frigorífico
Direito do Trabalho

Negado vínculo de emprego de representante comercial com frigorífico

Não foram comprovadas as alegações da inicial, estando ausentes os requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT, principalmente a subordinação.

Da Redação

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Atualizado às 13:07

O juiz do Trabalho Patrick Arruda Leon Serva, da vara do Trabalho de Rolândia/PR, não reconheceu o vínculo empregatício de representante comercial com a JBS. Conforme a sentença, o reclamante era sócio de empresa de representação comercial constituída na década de 80 e nos autos não foram comprovadas as alegações da inicial, estando ausentes os requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT, principalmente a subordinação. 

Na decisão, o magistrado destacou:

"Friso que enquanto o empregado trabalha submetido aos poderes de direção e comando do empregador, o representante comercial autônomo mantém em sua esfera jurídica os poderes de organização e controle de sua própria atividade, conforme se verifica no caso do autor. E essa autonomia não afasta o direito da empresa representada em estabelecer normas, diretrizes e procedimentos a serem observados com vistas a propiciar o bom andamento dos negócios, inclusive prestando ajuda quanto aos vários aspectos que envolvem as atividades do representante comercial, pois induvidoso seu interesse no fortalecimento e incremento nas vendas dos produtos."

Na avaliação do juiz, a estipulação de metas, participação em reuniões comerciais na empresa representada ou constar de lista de e-mails, por si só, não caracteriza subordinação, nem o fornecimento de materiais, catálogo de produtos, tabela de preços e formulários por parte da pessoa jurídica parceira, pois fazem parte da dinâmica negocial e servem de suporte à atuação do representante junto aos clientes do empreendedor.

"A subordinação jurídica se verifica somente quando o prestador de serviços estiver, no dia a dia de sua atuação, submetido ao poder de direção, organização, controle e disciplina do tomador de serviços, o que não se constata no caso."

Com efeito, julgou improcedente o pedido de reconhecimento do vínculo de emprego.

 (Imagem: Freepik)

Negado vínculo de emprego de representante comercial com frigorífico.(Imagem: Freepik)

_____

Patrocínio

Patrocínio Migalhas