MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por falta de intimação regular, juiz anula leilão de imóvel
Imobiliário

Por falta de intimação regular, juiz anula leilão de imóvel

Banco não comprovou a regularidade no procedimento de consolidação da propriedade e intimação prévia dos autores acerca das datas do leilão.

Da Redação

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Atualizado às 10:22

Por não conceder aos autores a possibilidade de purgação da mora, o juiz de Direito Raphael Garcia Pinto, de SP, reconheceu a nulidade de leilão de imóvel e determinou a manutenção do contrato de financiamento nos exatos termos celebrados entre as partes.

O casal ajuizou ação anulatória em face de um banco alegando que, em janeiro de 2015, alienaram ao réu o imóvel de sua propriedade para garantia de empréstimo celebrado. Todavia, no ano de 2019, em razão de dificuldades financeiras, não conseguiram honrar com o pagamento das parcelas.

Ocorre que a financeira levou o imóvel a leilão, sem, contudo, conceder aos autores a possibilidade de purgação da mora.

O banco, por sua vez, aduziu que o procedimento de notificação dos devedores e consolidação da propriedade ocorreu nos exatos ditames legais, inexistindo qualquer irregularidade.

Ao analisar o caso, o juiz considerou que o réu não comprovou a regularidade no procedimento de consolidação da propriedade e intimação prévia dos autores acerca das datas do leilão.

"Assim, agiu de forma equivocada, impossibilitando a purgação da mora e manutenção do contrato de financiamento. Ademais, pelo próprio teor da contestação, destaca-se que o réu, de fato, recusou-se a aceitar a purgação da mora, circunstância que reforça sua atuação irregular."

Portanto, julgou a ação procedente para reconhecer a nulidade do leilão anteriormente realizado e, porquanto já purgada a mora através de depósitos judiciais, determinar a manutenção do contrato de financiamento, nos exatos termos celebrados entre as partes.

 (Imagem: Freepik)

Por falta de intimação regular, juiz anula leilão de imóvel.(Imagem: Freepik)

A banca Costa Sociedade de Advogados atua no caso.

Veja a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...