MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IAMSPE deve fornecer remédio de alto custo para tratamento pulmonar
Medicamento

IAMSPE deve fornecer remédio de alto custo para tratamento pulmonar

Paciente apresentou relatório médico comprovando necessidade do medicamento Nintedanibe. Decisão é do TJ/SP.

Da Redação

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Atualizado às 10:08

O IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual deve fornecer a um paciente o medicamento de alto custo Nintedanibe (OFEV), para o tratamento de fibrose pulmonar. Assim decidiu a 8ª câmara de Direito Público do TJ/SP, ao confirmar tutela de urgência. 

O autor ingressou com ação de obrigação de fazer contra o instituto de assistência médica pleiteando o fornecimento de medicamento, que é registrado na Anvisa. Alegou que vem sofrendo sérios problemas de saúde após receber o diagnóstico de fibrose pulmonar, doença gravíssima que gera a perda progressiva da função do órgão. Neste sentido, apresentou relatório médico comprovando a necessidade do tratamento.

 (Imagem: Freepik)

Iamspe deve custear medicamento de alto custo para tratamento pulmonar.(Imagem: Freepik)

Inicialmente, a liminar foi indeferida. O juízo considerou que a autarquia oferece assistência médica e hospitalar, mas não teria responsabilidade solidária pelo fornecimento de medicamentos. Contra a decisão, o autor interpôs agravo, alegando incontroversa a obrigação de fornecimento de medicamentos pelo IAMSPE, sobretudo quando prescrito por médica interna ao instituto.

O relator, Leonel Costa, observou que, comprovado o vínculo entre o instituto e o beneficiário contratual, a autarquia estadual é, sim, competente para o fornecimento dos medicamentos propostos, sobretudo em razão da urgência da medida. "A negativa do IAMSPE (...) não se coaduna com o arcabouço normativo, tampouco com a urgência que o caso demanda."

A tutela foi deferida em decisão monocrática do desembargador. Agora, a decisão foi confirmada em acórdão do colegiado.

Os desembargadores concluíram que restou verificada a presença dos requisitos necessários para a concessão da tutela antecipada, e a existência de perigo da demora em razão da necessidade de tratamento para reverter a gradativa deterioração da saúde do paciente. 

Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 1 mil, limitada ao valor mensal do tratamento pretendido. 

Os advogados Rodrigo Lopes e Fernanda Giorno, do escritório Lopes & Giorno Advogados, atuaram pelo autor da ação.

  • Processo: 2090574-69.2022.8.26.0000

Leia a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas