MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado dá dicas para programar conexões em viagem para os EUA
Análise

Advogado dá dicas para programar conexões em viagem para os EUA

O especialista explica que as conexões devem ser programadas com no mínimo duas horas.

Da Redação

sábado, 23 de julho de 2022

Atualizado às 11:06

Os processos de imigração em uma viagem para os Estados Unidos são complexos e pedem atenção, até mesmo, na hora de comprar as passagens de avião e agendar os horários com uma companhia aérea. Se uma conexão estiver marcada muito próxima a outra, por exemplo, pode ser que o tempo no guichê de imigração faça com que essa escala seja perdida pelo viajante.

De acordo com Daniel Toledo (Toledo Advogados Associados), advogado que atua na área do Direito Internacional, responsabilizar e processar o serviço de imigração americano pelo voo perdido não é uma boa alternativa.

"A chance do solicitante perder esse processo é muito grande. Isso porque o agente de imigração está trabalhando sobre o preceito da segurança nacional e, se ele tiver que segurar alguém lá por quatro ou dez horas e fazer uma série de perguntas, ele irá fazê-lo. Esse transtorno se torna um problema do passageiro, que não se atentou ao tempo que ele poderia ter perdido na imigração e marcou voos muito próximos."

Para Toledo, conversar com a companhia aérea pode ser uma solução mais realista. "Acredito que a melhor alternativa, nesse caso, seja buscar uma negociação e explicar o que aconteceu para que o passageiro não tivesse tempo de entrar na aeronave no horário agendado", pontua.

 (Imagem: Freepik)

Advogado dá dicas para programar viagem para os EUA.(Imagem: Freepik)

O especialista em Direito Internacional acredita que deveriam ter mais pontos de atendimento nas áreas de imigração dos aeroportos.

"A quantidade de voos que aterrissam nesses aeroportos é gigantesca, mas o número de guichês de atendimento não é proporcional à quantidade de passageiros que chegam aos Estados Unidos. Isso faz com que o processo de imigração seja lento e as pessoas percam suas conexões antes mesmo de passar pelos agentes."

O advogado ressalta que o melhor caminho é se programar e entender que podem ocorrer contratempos entre os voos.

"Eu já vi situações em que a pessoa chegava nos Estados Unidos às 6h da manhã e tinha uma conexão às 6h45. É óbvio que não vai dar tempo de passar pela imigração. Então, é necessário se programar em relação a isso e dar um espaço de aproximadamente duas horas entre os voos para não ser pego de surpresa. É melhor esperar mais um pouco em um aeroporto do que perder dinheiro e várias horas sendo obrigado a reagendar uma passagem de avião", finaliza.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas