MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR pede ao STF arquivamento de ações da CPI da Covid contra Bolsonaro
CPI da Covid

PGR pede ao STF arquivamento de ações da CPI da Covid contra Bolsonaro

Para vice-PGR, não houve crimes de charlatanismo, prevaricação, emprego irregular de verbas, infração de medida sanitária e epidemia majorado pelo resultado morte na atuação do governo federal durante a pandemia.

Da Redação

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Atualizado às 21:22

A vice-PGR, Lindôra Maria Araujo, apresentou manifestações ao STF, nesta segunda-feira, 25, pedindo o arquivamento de cinco investigações contra o presidente Jair Bolsonaro abertas após o encerramento da CPI da Covid.

Para a vice-procuradora, não houve crimes de charlatanismo, prevaricação, emprego irregular de verbas, infração de medida sanitária e epidemia majorado pelo resultado morte na atuação do Governo Federal durante a pandemia.

O pedido também pleiteia o arquivamento das investigações contra ministros, ex-ministros e aliados do governo de Jair Bolsonaro, como os deputados Ricardo Barros e Osmar Terra. Sete das 11 ações protocoladas contra o presidente e outras pessoas receberam pedido de arquivamento.

 (Imagem: Reprodução)

Para a vice-PGR não há indícios mínimos, de elementos informativos e de justa causa nas ações.(Imagem: Reprodução)

Para a vice-PGR não há indícios de elementos informativos e de justa causa nas ações.

"Primeiramente, destaque-se que as convicções da CPI são formadas em autorizado e incontrastável juízo político. Contudo, não se pode proceder à transposição automática das convicções políticas para as convicções jurídicas necessárias à persecução penal."

A respeito das defesas ao uso da cloroquina durante a pandemia, a procuradora pontuou que Bolsonaro acreditava "sinceramente" que o uso dos fármacos seriam eficazes.

"Dessa forma, os elementos amealhados não evidenciam a vontade livre e consciente do indiciado em apregoar cura infalível sabidamente ineficaz, notadamente porque depreende-se dos autos que o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro tinha plena convicção e confiança na eficácia do tratamento para a Covid-19 com a utilização de cloroquina e hidroxicloroquina, aliado ao seu conhecimento de pendência comprobatória médico-científica para esse propósito."

O relatório final da CPI da Covid relatou possíveis nove crimes do presidente Jair Bolsonaro.

Confira a íntegra do documento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas