MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em manifesto pela democracia, OAB diz confiar no sistema eleitoral
Defesa da democracia

Em manifesto pela democracia, OAB diz confiar no sistema eleitoral

Presidente da entidade afirmou que a Ordem não é apoiadora ou opositora de governos ou partidos.

Da Redação

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Atualizado em 9 de agosto de 2022 10:52

O presidente da OAB Nacional Beto Simonetti leu nesta segunda-feira, 8, um manifesto da entidade à nação em defesa da democracia. No texto, o presidente da Ordem destacou o respeito à soberania do voto popular e elogiou o sistema eleitoral e a Justiça Eleitoral brasileira.

 (Imagem: Reprodução/OAB)

OAB divulga manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral.(Imagem: Reprodução/OAB)

No manifesto, lido na sessão do Conselho Pleno da OAB, Simonetti afirmou que a história de 92 anos da entidade se confunde com a defesa da democracia no país. Destacou que a entidade defende os direitos e garantias individuais, o modelo federativo e a harmonia entre Poderes, além do voto secreto, e que realiza o acompanhamento de todos os processos eleitorais. 

"O papel da OAB nas eleições é, como representante da sociedade civil, acompanhar o processo junto ao TSE e demais órgãos eleitorais. Pugnamos por eleições limpas, livres, com a prevalência da vontade expressa pelo eleitorado por meio do voto."

Na manifestação, o representante buscou afastar a entidade do jogo partidário, dizendo que ela não é apoiadora ou opositora de governos, partidos e candidatos. "Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo e intransigente defesa ao Estado Democrático de Direito."

"Defendemos e protegemos a democracia. Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturas democráticas e com a preservação das instituições e dos Poderes da República."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas