MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Carta aos Brasileiros" tem mais de 800 mil assinaturas
Democracia | Manifesto

"Carta aos Brasileiros" tem mais de 800 mil assinaturas

A leitura da carta será na próxima quinta-feira, 11, na Faculdade de Direito da USP.

Da Redação

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Atualizado às 15:57

No próximo dia 11 será lida a nova "Carta aos Brasileiros", na Faculdade de Direito da USP, às 11h. Nesta segunda as adesões ao texto bateram a marca de 800 mil.

Entre os assinantes, estão mais de 130 entidades, ex-ministros, milhares de magistrados, membros do MP e artistasPolíticos de todas as ideologias e locais (entre eles os candidatos à presidência Ciro, Lula e Simone), preocupados em manter o Estado de Direito, também assinam a carta.

O texto está disponível em seis línguas diferentes. No site, há depoimentos em vídeos de personalidades como Luciano Huck e Juca Kfouri. A lista de adesões se divide por profissões: jornalistas, artistas, escritores, professores, profissionais da saúde, economistas, líderes religiosos, pensadores, juristas e advogados.

 (Imagem: Arte Migalhas)

800 mil pessoas já assinaram a nova Carta aos Brasileiros.(Imagem: Arte Migalhas)

Primeira Carta aos Brasileiros

Há 45 anos, a primeira Carta aos Brasileiros foi lida pelo eterno Mestre Goffredo Telles Junior, no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco. O episódio representou importante marco para a redemocratização do país. 

Em agosto de 1977, quando o Brasil ainda vivia as barbáries da ditadura, o saudoso mestre Goffredo lia para uma multidão, no território livre das Arcadas, a carta, subscrita por professores, advogados e juristas. A mensagem goffrediana era de ordem social justa, liberdade e justiça.

"Os ideais do Estado de Direito, apesar da conjuntura da hora presente, vivem e atuam, hoje como ontem, no espírito vigilante da nacionalidade", anunciou Goffredo. Vigilante estava, de fato, a população: havia menos de dois anos que, nos porões do DOI-Codi, Waldimir Herzog foi morto sob tortura.

Ao fim, o brado: "Estado de Direito, já!".

A Carta aos Brasileiros foi a contribuição gofrediana que marcou o início do fim. Era chegada a hora de destituir a ditadura.

Nova Carta aos Brasileiros

A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de "Carta aos Brasileiros", de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

Para aderir, acesse o site oficial (estadodedireitosempre.com) do manifesto. Além disso, na aba "Adesões", os internautas podem consultar quem aderiu, além da busca pela inicial, que ficou praticamente impossível (tal a quantidade), pelo nome e um sobrenome da pessoa.

Na lista divulgada ontem, lobrigam-se nomes da história contemporânea brasileira, incluindo 17 subscritores da Carta de 77.

O documento de agora recorda a lição de Goffredo Telles Júnior, que está estampada em nossa Constituição:

"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas